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Título: Conhecimento sobre espaço biológico periodontal no âmbito acadêmico : um estudo com graduandos de odontologia no Espírito Santo
Autor(es): Rosa, Karol Loureiro Cuzzuol da
Orientador: Suaid, Fabrícia Ferreira
Coorientador: Feitosa, Alfredo Carlos Rodrigues
Palavras-chave: Espaço Biológico
Conhecimento Acadêmico
Questionário
Biologic Width
Student Knowledge
Questionnaire
Periodontics
Restorative Dentistry
Data do documento: 17-Dez-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ROSA, Karol Loureiro Cuzzuol da. Conhecimento sobre espaço biológico periodontal no âmbito acadêmico: um estudo com graduandos de odontologia no Espírito Santo. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em Clínica Odontológica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências da Saúde.
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o grau de conhecimento dos graduandos, que passaram pela disciplina de Periodontia de Faculdades de Odontologia no Estado do Espírito Santo, sobre o Espaço Biológico Periodontal (EBP) e as consequências clínicas da sua violação durante o tratamento restaurador. A amostra foi composta por 317 acadêmicos, sendo separados em dois grupos: Grupo Intermediário - alunos do 3o e 4o ano e Grupo Final - alunos do 5o ano. A pesquisa foi de caráter analítico e desenho transversal. Para a coleta de dados foram usados dois questionários auto-aplicados (Clínico e Teórico), contendo questões objetivas sobre dois diferentes tópicos: diagnóstico e tratamento da violação do EBP, além de uma questão que abordava a área de interesse do aluno em sua vida profissional. O Grupo Final apresentou melhores resultados comparado ao Grupo Intermediário atingindo um percentual médio de acertos total de 57,9%. Correlacionando os dois questionários conforme o assunto (diagnóstico e tratamento) foi observado que 6% associaram a prática com a teoria no diagnóstico de invasão do EBP, enquanto 7,6% fizeram o mesmo a respeito do seu tratamento. Ao relacionar a área de interesse futura do aluno com o total de acertos, houve diferença estatisticamente significante com pior resultado para aqueles que escolheram as áreas não relacionadas diretamente à clínica geral (3,47 ± 1,31) comparados aos que optaram por esta área (4,14 ± 1,68) (p=0,03). Estes resultados sugerem que, embora os alunos do Grupo Final tenham demonstrado maior número de acertos, a média destes foi inferior ao adequado, tendo um pior resultado aqueles que estavam cursando a graduação focados na especialidade que pretendiam cursar futuramente. Portanto, maior ênfase deve ser dada ao EBP pelos alunos durante a graduação, uma vez que é considerado um tópico básico e extremamente importante para o futuro da prática clínica diária.
The goal of this investigation was to evaluate the knowledge level of undergraduate dental students who have completed the course of Periodontics in the dental schools of Espírito Santo state, Brazil, on the biological width (BW) and the clinical consequences during restorative treatment. The sample was composed of 317 academics, being separated into two groups: Intermediate Group - Third and Fourthyear students and Senior Group - Fifth-year senior students. The survey was of analytical character and drawing and cross-sectional design. For data collection, two self-administered questionnaires (clinical and theoretical), were used containing objective questions about two different topics: diagnosis and treatment of the BW. Additionally there was a question about their career plans after graduation degree.The Senior Group showed better results than Intermediate Group, regarding the mean percentage of correct answers 57.9% total hits. Comparing these two questionnaires it was observed that 6.0% of participants linked the practice with the theory regarding the diagnosis of the invasion of BW. In addition to it, 7.6% of students made a parallel between BW violation and its treatment. By relating future career plans with the total of right answers, worst results were observed among those students that have plans to be dental specialist with an average score of 3.47±1.31 versus 4.14±1.68 (p=0.03). Although the senior students have shown higher number of correct answers than Intermediate Group, their results were below expectations. The worst results were observed in those students who were focused in their area of specialization during graduation. Therefore, a greater emphasis should be given to BW during graduation, since it is considered a basic and very important topic to the future daily clinical practice.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8187
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