Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8190
Título: Microrganismos Isolados de Ápice e Lesão Perirradicular de Dentes Tratados Endodonticamente Pelo Método Sybr Green.
Autor(es): GUEIROS, S. F.
Orientador: PEREIRA, R. S.
Data do documento: 22-Dez-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GUEIROS, S. F., Microrganismos Isolados de Ápice e Lesão Perirradicular de Dentes Tratados Endodonticamente Pelo Método Sybr Green.
Resumo: Introdução: O objetivo desse estudo foi investigar a presença de Porphyromonas endodontalis, Enterococos faecalis e Actinomyces israelii em dentes com periodontite apical pós-tratamento endodôntico pela reação de polimerase em tempo real (RT-PCR), utilizando o sistema SYBR Green. Métodos: Foram resseccionados 3 mm apicais de trinta raízes de dentes com insucesso do tratamento endodôntico e suas lesões perirradiculares coletados durante microcirurgia apical. As amostras foram submetidas à extração de DNA e analisadas por PCR em tempo real. Resultados: Porphyromonas endodontalis foram detectados, tanto no ápice quanto nas lesões, numa porcentagem de 10,0 % (03/30), não tendo diferença significante entre elas p= 0,108. Enterococos faecalis foi encontrada em 05 amostras das 30 coletadas do ápice (6,6 %) e de 02 amostras das 30 da lesão (16,6 %) apresentando diferença significante de p=0,12. No entanto, Actinomyces israelii não foi encontrado nas amostras pesquisadas. Conclusão: Os microrganismos Porphyromonas endodontalis, Enterococos faecalis embora tenham sido detectados em pequeno número de amostras do ápice e da lesão perirradicular de dentes com tratamento endodôntico com insucesso confirma a sua etiologia microbiológica e justifica a necessidade de novos estudos para identificar a microbiota destes casos e combatê-la.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8190
Aparece nas coleções:PPGCO - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8471_Dissertação Sheyla Gueiros .pdf685.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.