Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8239
Título: Distribuição Espacial dos Nutrientes Foliares, Produtividade e Hypothenemus hampei em Coffea canephora
Autor(es): SILVA, B. S. O. E.
Orientador: GONTIJO, I.
Palavras-chave: robusta
conilon
geostatística
broca-do-café
Data do documento: 24-Fev-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, B. S. O. E., Distribuição Espacial dos Nutrientes Foliares, Produtividade e Hypothenemus hampei em Coffea canephora
Resumo: O conhecimento detalhado da variabilidade espacial dos elementos envolvidos na nutrição vegetal pode possibilitar a otimização das aplicações de fertilizantes, melhorando, dessa maneira o controle do sistema de produção das culturas, reduzindo os custos gerados pela alta aplicação de insumos. A broca do café é a praga mais importante do mundo para a cafeicultura. Apesar da broca atacar todas as espécies de café, Coffea canephora, variedade conilon, apresenta características mais favoráveis ao seu desenvolvimento. Objetivou-se no presente trabalho estudar o comportamento espacial dos macro e micronutrientes foliares, produtividade e da praga Hypothenemus hampei no cafeeiro conilon. Foi instalada uma malha irregular com 100 pontos, em cada ponto amostral, considerado por uma planta em uma lavoura de alta produtividade, localizada em São Mateus, Espírito Santo, durante as safras 2012 e 2013. Os resultados foram submetidos à análise inicial por meio da estatística descritiva, os dados foram também submetidos à análise geostatística, visando definir a variabilidade espacial dos teores de micronutrientes foliares e produtividade. A técnica geostatística demonstrou ser uma ferramenta importante no estudo da variabilidade espacial dos nutrientes foliares, produtividade e o comportamento da broca.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8239
Aparece nas coleções:PPGAT - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7831_39 - Dissertação - Bruno Sérgio Oliveira e Silva20150903-154211.pdf6.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.