Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8245
Título: Cultivo hidropônico de alface e rúcula com diferentes concentrações de ferro visando a biofortificação
Autor(es): LAURETT, L.
Orientador: FERNANDES, A. A.
Data do documento: 30-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LAURETT, L., Cultivo hidropônico de alface e rúcula com diferentes concentrações de ferro visando a biofortificação
Resumo: A alface e rúcula são comumente consumidas na forma de salada, suprindo o organismo com um conjunto de vitaminas e sais minerais como o ferro. O ferro é um micronutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas, sendo muito importante também para a saúde humana. Quando em deficiência no organismo humano provoca a anemia. A anemia por deficiência de ferro constitui-se em uma carência nutricional de grande magnitude, considerada um problema de saúde pública tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. O objetivo da pesquisa foi verificar a tolerância e o efeito das diferentes concentrações de ferro sobre a produção da alface e rúcula em sistema hidropônico. Foram instalados dois experimentos, um para cada cultura. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com seis repetições e cinco tratamentos com as concentrações crescentes de Fe: 45 (testemunha), 90; 135; 180; 225 μmol.L -1. Aos 27 e 30 dias após o transplantio para rúcula e alface, respectivamente, foram avaliadas: massa de matéria fresca da parte aérea, número de folhas, área foliar, matéria fresca da raiz, volume da raiz, matéria seca da parte aérea, matéria seca da raiz, acúmulo dos nutrientes, índice de clorofila e fluorescência da clorofila a. Verificou-se que não houve maior acúmulo de Fe na parte aérea com as maiores concentrações de Fe. À medida que foi aumentada a concentração de Fe a produção de massa fresca da parte aérea diminuiu. O teor foliar de P, K, Ca, Mg, Mn e Zn decresceu na concentração de 225 μmol L- 1 de Fe, indicando que altas concentrações de Fe influencia na desordem de outros nutrientes Para a produção da alface e rúcula se recomenda a concentração de 45 μmol.L-1 de ferro.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8245
Aparece nas coleções:PPGAT - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7920_52 - Luciene Laurett.pdf704.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.