Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8312
Título: Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia
Autor(es): Diniz, Julia da Silva Papi
Orientador: Bringuente, Maria Edla de Oliveira
Coorientador: Amorim, Maria Helena Costa
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Estresse
Cirurgia cardíaca
Data do documento: 16-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DINIZ, Julia da Silva Papi. Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2017.
Resumo: Objetivo: avaliar antes e após o uso de uma tecnologia educacional em forma de jogo segundo o nível de conhecimento para o autocuidado e o nível de ansiedade e estresse de pacientes em pré-operatório de revascularização do miocárdio. Metodologia: trata-se de um estudo transversal de intervenção. Pesquisa foi realizada com 30 pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdica internados em dois hospitais, um público e outro filantrópico. O período de coleta de dados foi de maio a novembro de 2016. Foram utilizados quatro instrumentos:Formulário I estruturado com perguntas abertas baseado na Teoria de Betty Neuman relacionado aos dados sociodemográficos e a avaliação dos incômodos do paciente frente a internação; Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE); o questionário I, Lista de Sintomas de Stress-LSS/VAS; questionário II, Avaliação do grau de conhecimento sobre os cuidados e procedimentos no pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca. Utilizou-se, na realização das análises, o programa IBM SPSS Statistics version 21. Resultados: Observou-se que, após a aplicação do jogo educativo, houve aumento significativo do nível de conhecimento do paciente para o autocuidado e redução dos níveis de ansiedade de estresse. Conclusões: O uso da tecnologia educacional contribuiu de forma significativa na redução dos níveis de ansiedade e de estresse e no aumento do nível de conhecimento dos pacientes a respeito dos cuidados no pré e pós-operatório de revascularização miocárdica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8312
Aparece nas coleções:PPGENF - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10799_dissertação defesa - capa dura.pdf3.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.