Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8320
Título: CONHECIMENTO, Atitude e Prática Sobre Processo de Doação de Órgãos e Tecidos, Entre Profisionais de Saúde.
Autor(es): LIMA, A. B. C.
Orientador: FIORESI, M.
Coorientador: FURIERI, L. B.
Data do documento: 20-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LIMA, A. B. C., CONHECIMENTO, Atitude e Prática Sobre Processo de Doação de Órgãos e Tecidos, Entre Profisionais de Saúde.
Resumo: Introdução: O processo de doação de órgãos e tecidos necessita do envolvimento de vários profissionais da saúde. Os profissionais integrantes das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) dedicam-se à condução do processo de doação e orientação sobre a manutenção do potencial doador (PD) de órgãos e tecidos, por isso é necessário estudar como esses profissionais entendem as fases desse processo. Objetivo: Analisar o conhecimento, a atitude e a prática sobre processo de doação de órgãos e tecidos entre os profissionais atuantes nas CIHDOTTs. Métodos: Esta dissertação é constituída de dois estudos interdependentes, um estudo metodológico para a construção e validação de face e conteúdo de um inquérito CAP Conhecimento, Atitude e Prática e um estudo analítico do tipo inquérito CAP. Resultados: Foi elaborado um instrumento de 25 questões divididos em conhecimento, atitude e pratica. O questionário apresenta 10 questões sobre o conhecimento, 10 sobre atitude e cinco sobre prática. Após a coleta de dados verificou-se melhor desempenho relacionado à Atitude, seguido da Prática e do Conhecimento Conclusão:Foi possível construir e validar o inquérito CAP e aplicá-lo para o diagnóstico situacional do Estado do Espírito Santo. Produto: O estudo resultou em uma tecnologia educacional em forma de instrumento avaliativo que permite conhecer o nível de conhecimento, bem como as atitudes e a prática dos profissionais de saúde diante a temática estudada. PALAVRAS CHAVES: Doação de Tecidos e Órgãos; Transplante; Enfermagem; Questionário.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8320
Aparece nas coleções:PPGENF - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11804_Dissertação com restrição dos artigos.pdf820.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.