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Título: APLICATIVO EDUCACIONAL PARA APOIAR O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA À MULHER, À CRIANÇA E À FAMÍLIA EM AMAMENTAÇÃO
Autor(es): RESENDE, F. Z.
Orientador: PRIMO, C. C.
Data do documento: 28-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RESENDE, F. Z., APLICATIVO EDUCACIONAL PARA APOIAR O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA À MULHER, À CRIANÇA E À FAMÍLIA EM AMAMENTAÇÃO
Resumo: Introdução: A assistência de enfermagem à mulher, à criança e à família em processo de amamentação possui uma multiplicidade de fatores que podem interferir para o início, a manutenção e a duração da amamentação. O desenvolvimento do processo de enfermagem individualiza o cuidado e facilita a identificação dos fatores influenciadores e, assim, pode contribuir para a redução do desmame precoce. O enfermeiro pode demandar de uma variedade de diagnósticos de enfermagem e, por sua vez, de intervenções de enfermagem específicas para a resolução de problemas reais ou potenciais observados, destacando a importância de ferramentas que trazem enunciados de enfermagem representativos da prática clínica. Este estudo buscou alinhar os benefícios oriundos das Tecnologias da Informação e Comunicação ao ensino-aprendizagem e ao desenvolvimento do Processo de Enfermagem. Objetivo: Reorganizar o subconjunto terminológico da CIPE® para assistência à mulher, à criança e à família em processo de amamentação e desenvolver um aplicativo para o apoio ao ensino do processo de enfermagem em amamentação. Metodologia: Estudo do tipo metodológico. A reorganização do subconjunto foi realizada em cinco etapas: 1) mapeamento cruzado entre os diagnósticos e resultados de enfermagem do Subconjunto CIPE® e versão CIPE® 2015; 2) validação de conteúdo dos diagnósticos e resultados de enfermagem; 3) mapeamento cruzado entre as intervenções de enfermagem do Subconjunto CIPE® e versão CIPE® 2015; 4) validação das intervenções de enfermagem; e 5) estruturação do subconjunto terminológico CIPE® para assistência à mulher, à criança e à família em processo de amamentação. O aplicativo, por sua vez, foi desenvolvido em quatro etapas: 1) definição de requisitos e elaboração do mapa conceitual do aplicativo; 2) geração das alternativas de implementação e prototipagem; 3) testes; e 4) implementação. Resultados: 13 diagnósticos/resultados obtiveram IVC maior ou igual a 0,8 (13,3%); 34 de 0,6 a 0,79 (34,7%); e 51 menores que 0,6 (52%). Os termos Falta de privacidade, Tomada de decisão pela amamentação eficaz, Desempenho de papel de mãe eficaz e Desempenho de papel de mãe melhorado não tiveram enunciado validado que mantivessem a relação entre DE e RE. Assim, acrescentaram-se mais três enunciados, totalizando 50 DE/RE. Das 396 IE encaminhadas para validação, 350 enunciados obtiveram IVC maior ou igual a 0,80. O aplicativo CuidarTech Amamenta, contém cinco opções de navegação: Subconjunto CIPE® de amamentação, que traz os diagnósticos, resultados e intervenções; Estudos de caso, que contém 10 casos para exercício do raciocínio diagnóstico; Sobre a CIPE®, Sobre Subconjuntos CIPE® e Sobre a Teoria Interativa de Amamentação, que trazem conteúdos sobre cada um desses temas; e Créditos, que tem informações sobre a finalidade e a equipe responsável. Conclusão: O processo de validação envolveu enfermeiros de todas as regiões do Brasil, o que evidencia a representatividade dos enunciados na prática clínica vivenciadas em maternidade, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Banco de Leite Humano e na atenção primária. O subconjunto, composto por 50 diagnósticos, 27 resultados e 350 intervenções de enfermagem, serviu de base para o desenvolvimento do aplicativo CuidarTech Amamenta. Essas duas ferramentas apresentam-se como novas tecnologias na área da enfermagem e poderão trazer subsídios para o desenvolvimento do processo/consulta de enfermagem. O aplicativo poderá ser utilizado no ensino-aprendizagem como apoio aos estudantes para o raciocínio diagnóstico e a tomada de decisão.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8323
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