Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8330
Título: Colecistectomia Laparoscópica com 02 Portais e Anzóis Acessórios: Padronização Técnica Avaliação dos Resultados em 415 Pacientes Consecutivos.
Autor(es): BATISTA, G. A. P.
Orientador: MIGUEL, G. P. S.
Data do documento: 31-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BATISTA, G. A. P., Colecistectomia Laparoscópica com 02 Portais e Anzóis Acessórios: Padronização Técnica Avaliação dos Resultados em 415 Pacientes Consecutivos.
Resumo: Introdução: A Colecistectomia é um dos procedimentos cirúrgicos abdominais mais realizados no Brasil e no mundo, e sua evolução técnica de maior impacto ocorreu com o surgimento da laparoscopia. A técnica da cirurgia laparoscópica com utilização de dispositivos auxiliares para tração em formato de anzóis foi idealizada como uma alternativa de baixo custo para tornar a operação ainda menos invasiva. Este estudo pretende determinar a factibilidade e segurança da realização deste procedimento. Métodos: Foram analisados 415 pacientes já operados utilizando a Técnica Laparoscópica com dois trocartes (02 trocartes + 02 anzóis), ao longo do período de 06 anos. Todos os casos foram realizados pelo mesmo cirurgião. Resultados: O tempo cirúrgico, índice de conversão, complicações e taxa de permanência foram comparáveis à literatura referente ao procedimento padrão ouro. Conclusão: A colecistectomia laparoscópica com 02 portais e dispositivos acessórios em formato de Anzóis é segura, e pode ser oferecida como opção terapêutica aos pacientes que necessitem ser submetidos à colecistectomia. Palavras Chave: Colecistectomia laparoscópica; Laparoscopia; Cirurgia minimamente invasiva; Dispositivos de tração em forma de anzóis.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8330
Aparece nas coleções:PPGMED - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10142_Projeto Mestrado Gustavo - Final (pré-apresentação) 10-08.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.