Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8350
Título: Avaliação das atividades anti-Helicobacter pylori, imunomoduladora e antioxidante dos boldos de interesse ao SUS:Plectranthus barbatus Andrews (Lamiaceae) e Vernonia condensata Baker (Asteraceae)
Autor(es): BORGES, A. S.
Orientador: Kitagawa, RR
Palavras-chave: Plectanthus barbatus
Vernonia condensata
Helicobacter pylo
Data do documento: 2-Fev-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BORGES, A. S., Avaliação das atividades anti-Helicobacter pylori, imunomoduladora e antioxidante dos boldos de interesse ao SUS:Plectranthus barbatus Andrews (Lamiaceae) e Vernonia condensata Baker (Asteraceae)
Resumo: Helicobacter pylori é uma bactéria Gram-negativa capaz de sobreviver ao ambiente gástrico e possui forte influência sobre o desenvolvimento de doenças estomacais como gastrite, úlceras pépticas e até mesmo câncer gástrico. Plectranthus barbatus (Falso-boldo) e Vernonia condensata (Boldobaiano), são espécies de plantas medicinais amplamente utilizadas na medicina tradicional brasileira para distúrbios gástricos, no entanto, não há relatos científicos da atividade dessas espécies vegetais frente H. pylori. Assim, este estudo objetivou avaliar as atividades anti-H. pylori, gastroprotetora, imunomoduladora e antioxidante de extratos e frações destas espécies, assim como avaliar o perfil fitoquímico das espécies. O perfil fitoquímico foi avaliado através de ensaio fitoquímico preliminar, doseamento de fenóis totais e flavonoides e espectrometria de massas. A atividade gastroprotetora foi avaliada in vivo frente a modelo agudo de úlcera induzido por etanol. A atividade anti-H. pylori foi realizada através da determinação da concentração inibitória mínima (CIM), bactericida mínima (CBM), análise morfológica por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e inibição da urease. Avaliou-se também a atividade imunomoduladora das amostras através da detecção de óxido nítrico e citocinas (TNF-α, IL-1β, e IL-6) liberadas por macrófagos. Por fim, a ação antioxidante foi verificada frente a radicais artificiais (DPPH e ABTS+) e espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (O2-, HOCl, H2O2 e NO). O tratamento oral com os extratos de ambas as espécies vegetais indicam gastroproteção variando de 58 a 78%. Os resultados para atividade anti-H. pylori foram promissores apenas para a espécie P. barbatus apresentando CIM de 512 µg/mL para extrato aquoso e 256 µg/mL para fração acetato de etila (AcOEt) e ainda CBM para fração AcOEt na concentração de 1024 µg/mL. A análise por MEV da fração AcOEt demonstrou influência sobre a parede celular de H. pylori. Os resultados da atividade antioxidante foram considerados significativos para ambas as espécies, frente aos radicais artificiais e também para as espécies reativas O2- (CE50: 32 72 µg/mL) e HOCl (CE50: 53 85 µg/mL). Nos resultados de atividade imunomoduladora, houve inibição da produção de citocinas para ambas as espécies em estudo, porém a espécie V. condensata demonstrou ter o maior potencial anti-inflamatório por inibir o NO e as citocinas testadas de forma dose-dependente, em macrófagos estimulados por LPS (28 -88% de inibição). Ambas espécies apresentaram quantidade significativa das classes químicas flavonoides e fenóis totais. Além disto P. barbatus apresentou diferentes diterpenos como o plectrin, abietano hidrolisado, barbatusina, 3β-hidroxi-3deoixibarbatusina e ciclobutatosina e também os polifenois coleosídeo B e ácido rosmarinico. De modo geral, a espécie P. barbatus, em especial sua fração AcOEt demonstrou ser promissora para emprego futuro na prevenção e tratamento da infecção por H. pylori.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8350
Aparece nas coleções:PPGCFAR – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9415_Dissertação Augusto - Versão final.pdf2.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.