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Título: UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES INTERATIVAS ALIADA À TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RECURSO NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR
Autor(es): FERREIRA, R. A.
Orientador: MANCINI, K. C.
Coorientador: VIEIRA, Y. A. C. A.
Palavras-chave: David Ausubel
Ensino de Biologia
Tecnologias na Educação
Data do documento: 6-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FERREIRA, R. A., UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES INTERATIVAS ALIADA À TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RECURSO NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR
Resumo: O estudo da estrutura e do funcionamento das células é importante para o entendimento dos aspectos morfofisiológicos que caracterizam os seres vivos e suas relações com os demais seres vivos e o ambiente. No ambiente escolar, é sabido que o ensino de citologia apresenta grande dificuldade de aprendizagem. A utilização de métodos tradicionais de ensino e resistência ao uso de meios pedagógicos atuais se constitui entre as razões deste problema. O objetivo principal deste estudo foi disponibilizar uma estratégia de aprendizagem, a partir de um recurso potencialmente significativo, para o ensino da célula na disciplina de Biologia. Foi produzida e utilizada uma animação interativa como ferramenta mediadora da aprendizagem significativa de conceitos relacionados à célula, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio em uma instituição de ensino particular. O impacto do recurso no processo de ensino e aprendizagem foi medido através de questionário aplicado aos alunos e pela confecção de mapas conceituais. Os resultados, expostos mediante uma descrição interpretativa do processo de intervenção, demonstram que os alunos ampliaram o conhecimento sobre o tema em questão e evidenciam que uma dinâmica de aula baseada no uso de animações interativas, aliado ao uso de organizadores prévios e à construção de mapas conceituais, foi um importante fator de motivação e desenvolvimento dos estudantes, favorecendo a aprendizagem significativa dos conteúdos. Além disso, a pesquisa possibilitou o contato com as novas tecnologias de aprendizagem, permitindo aos alunos vivenciar e experimentar novas formas de aprender citologia em um contexto significativo e na condição de sujeitos de sua aprendizagem.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8368
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