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Título: Das roças do Sapê: estudantes quilombolas, identidades e ensino de História na EEEFM "Córrego de Santa Maria", São Mateus (ES).
Autor(es): BARBOSA, D. R. B.
Orientador: SALIM, M. A. A.
Data do documento: 21-Fev-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BARBOSA, D. R. B., Das roças do Sapê: estudantes quilombolas, identidades e ensino de História na EEEFM "Córrego de Santa Maria", São Mateus (ES).
Resumo: Aborda os possíveis diálogos e influências do ensino de História na construção identitária dos educandos/as do Ensino Médio regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Córrego de Santa Maria, residentes nas comunidades remanescentes de quilombos do entorno do distrito rural de Córrego de Santa Maria, em São Mateus (ES). Fundamenta-se nas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e da História Cultural, assim como em referenciais das teorias curriculares pós-críticas e do multiculturalismo crítico, ao abordar a questão das identidades culturais racializadas na contemporaneidade do território quilombola do Sapê do Norte e sua produção no contexto curricular-educacional, enquanto território de disputa na produção de sentidos socioculturais. Considera para tanto os discursos produzidos nas textualidades de leis, diretrizes curriculares, projetos pedagógicos e práticas cotidianas que envolvem a realidade da disciplina de História no Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, na instituição EEEFM Córrego de Santa Maria, pensando a territorialidade quilombola na qual está inserida. Recorrendo a diferentes metodologias qualitativas de pesquisa e análise documental, apropriados aos diferentes momentos do desenvolvimento da pesquisa, traz a descrição densa da abordagem gueertziana e o grupo de discussão ancorado no método documentário proposto por Ralph Bonhsack para a construção do corpus documental e sua análise, na busca das práticas culturais, seus sentidos e significados nas produções discursivas identitárias observadas nas falas dos/as educandos/as, no contexto do ensino do componente curricular História.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8372
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