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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSalim, Maria Alayde Alcântara-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:28:19Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:28:19Z-
dc.identifier.citationBARBOSA, Diego Romerito Braga. Das roças do sapê: estudantes quilombolas, identidades e ensino de história na EEEFM 'Córrego de Santa Maria', São Mateus (ES). 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santopor
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectHistória - São Mateus (ES) - Estudo e ensinopor
dc.subjectQuilombospor
dc.titleDas roças do Sapê: estudantes quilombolas, identidades e ensino de História na EEEFM "Córrego de Santa Maria", São Mateus (ES).por
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc37-
dc.contributor.memberCosta, Eliane Gonçalves da-
dc.contributor.memberFerreira, Simone Raquel Batista-
dc.contributor.memberOliveira, Sandro Nandolpho de-
dcterms.abstractAborda os possíveis diálogos e influências do ensino de História na construção identitária dos educandos/as do Ensino Médio regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Córrego de Santa Maria, residentes nas comunidades remanescentes de quilombos do entorno do distrito rural de Córrego de Santa Maria, em São Mateus (ES). Fundamenta-se nas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e da História Cultural, assim como em referenciais das teorias curriculares pós-críticas e do multiculturalismo crítico, ao abordar a questão das identidades culturais racializadas na contemporaneidade do território quilombola do Sapê do Norte e sua produção no contexto curricular-educacional, enquanto território de disputa na produção de sentidos socioculturais. Considera para tanto os discursos produzidos nas textualidades de leis, diretrizes curriculares, projetos pedagógicos e práticas cotidianas que envolvem a realidade da disciplina de História no Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, na instituição EEEFM Córrego de Santa Maria, pensando a territorialidade quilombola na qual está inserida. Recorrendo a diferentes metodologias qualitativas de pesquisa e análise documental, apropriados aos diferentes momentos do desenvolvimento da pesquisa, traz a descrição densa da abordagem gueertziana e o grupo de discussão ancorado no método documentário proposto por Ralph Bonhsack para a construção do corpus documental e sua análise, na busca das práticas culturais, seus sentidos e significados nas produções discursivas identitárias observadas nas falas dos/as educandos/as, no contexto do ensino do componente curricular Históriapor
dcterms.creatorBarbosa, Diego Romerito Braga-
dcterms.formattexteng
dcterms.issued2017-02-21-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducação Ensino - Aprendizagempor
dc.publisher.courseMestrado em Ensino na Educação Básicapor
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