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http://repositorio.ufes.br/handle/10/8372
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Salim, Maria Alayde Alcântara | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T23:28:19Z | - |
dc.date.available | 2018-08-01 | - |
dc.date.available | 2018-08-01T23:28:19Z | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Diego Romerito Braga. Das roças do sapê: estudantes quilombolas, identidades e ensino de história na EEEFM 'Córrego de Santa Maria', São Mateus (ES). 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo | por |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Espírito Santo | por |
dc.subject | História - São Mateus (ES) - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Quilombos | por |
dc.title | Das roças do Sapê: estudantes quilombolas, identidades e ensino de História na EEEFM "Córrego de Santa Maria", São Mateus (ES). | por |
dc.type | masterThesis | en |
dc.subject.udc | 37 | - |
dc.contributor.member | Costa, Eliane Gonçalves da | - |
dc.contributor.member | Ferreira, Simone Raquel Batista | - |
dc.contributor.member | Oliveira, Sandro Nandolpho de | - |
dcterms.abstract | Aborda os possíveis diálogos e influências do ensino de História na construção identitária dos educandos/as do Ensino Médio regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Córrego de Santa Maria, residentes nas comunidades remanescentes de quilombos do entorno do distrito rural de Córrego de Santa Maria, em São Mateus (ES). Fundamenta-se nas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e da História Cultural, assim como em referenciais das teorias curriculares pós-críticas e do multiculturalismo crítico, ao abordar a questão das identidades culturais racializadas na contemporaneidade do território quilombola do Sapê do Norte e sua produção no contexto curricular-educacional, enquanto território de disputa na produção de sentidos socioculturais. Considera para tanto os discursos produzidos nas textualidades de leis, diretrizes curriculares, projetos pedagógicos e práticas cotidianas que envolvem a realidade da disciplina de História no Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, na instituição EEEFM Córrego de Santa Maria, pensando a territorialidade quilombola na qual está inserida. Recorrendo a diferentes metodologias qualitativas de pesquisa e análise documental, apropriados aos diferentes momentos do desenvolvimento da pesquisa, traz a descrição densa da abordagem gueertziana e o grupo de discussão ancorado no método documentário proposto por Ralph Bonhsack para a construção do corpus documental e sua análise, na busca das práticas culturais, seus sentidos e significados nas produções discursivas identitárias observadas nas falas dos/as educandos/as, no contexto do ensino do componente curricular História | por |
dcterms.creator | Barbosa, Diego Romerito Braga | - |
dcterms.format | text | eng |
dcterms.issued | 2017-02-21 | - |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | por |
dc.publisher.initials | UFES | por |
dc.subject.cnpq | Educação Ensino - Aprendizagem | por |
dc.publisher.course | Mestrado em Ensino na Educação Básica | por |
Aparece nas coleções: | PPGEEB – Dissertações de Mestrado |
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