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Título: Educação de jovens e adultos: uma proposta de sequência didática com caráter investigativo no ensino de Química
Autor(es): Mendes, Ana Nery Furlan
Orientador: Mendes, Ana Néry Furlan
Coorientador: Rocha, Sandra Mara Santana
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ANDRADE, Márjory Santiago Fonseca. Educação de jovens e adultos: proposta de sequência didática com caráter investigativo no ensino de química. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado em Ensino na Educação Básica, que busca investigar o perfil dos alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e propor sequências didáticas de ensino e aprendizagem de química que contemple às necessidades destes alunos. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos e a professora de química do 2º ano do ensino médio da EJA, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nestor Gomes, localizada no bairro Nestor Gomes (Km 41), na cidade de São Mateus/ES. A pesquisa obedeceu ao delineamento do tipo qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação. Para traçar o perfil da turma, foi aplicado aos alunos um questionário diagnóstico contendo questões a cerca da idade, gênero, meio de transporte e tempo gasto de casa até a escola, trabalho e estudos. Para a escolha dos conteúdos das sequências didáticas, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora de química para definir aqueles os quais os alunos geralmente apresentam maior dificuldade de aprendizagem. Com isso, foram definidos os temas soluções e equilíbrio ácido-base. As técnicas de coleta de dados foram pré e pós-questionários aplicados aos alunos, relatos de experiência pessoal, entrevistas com a professora de química e observações, com o intuito de obter informações relevantes e consistentes a respeito da validade do método. A análise dos questionários foi baseada na análise de conteúdo de Bardin. Os dados do questionário diagnóstico revelam que o perfil da turma é jovem, grande parte dos alunos trabalham no período diurno e gastam mais de trinta minutos de casa à escola. A falta de tempo, aliada à necessidade de trabalhar, afastaram grande parte dos alunos da escola por alguns anos. As características da turma revelam particularidades que merecem um olhar especial e diferenciado, através da adaptação dos conteúdos e metodologias de ensino que contemplem às necessidades destes educandos. A entrevista com a professora de química revelou as dificuldades enfrentadas na adaptação dos conteúdos e metodologias para os alunos da EJA, aliadas, contudo, à vontade de adaptá-los às necessidades destes educandos
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

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