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Título: O Sistema Universidade Aberta do Brasil no município de São Mateus-ES: análise das perspectivas de formação inicial e continuada de professores no Ensino na Educação Básica
Autor(es): BACELOS, C. F. S.
Orientador: MANSO, M. H. S.
Palavras-chave: educação a distância
sistema UAB
formação docente
Data do documento: 27-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BACELOS, C. F. S., O Sistema Universidade Aberta do Brasil no município de São Mateus-ES: análise das perspectivas de formação inicial e continuada de professores no Ensino na Educação Básica
Resumo: Foi realizado um estudo de caso buscando remontar a história da EAD em São Mateus e analisar as contribuições e/ou desafios desta modalidade na formação docente pelo olhar dos tutores. Foram abordados os aspectos históricos e legais da EAD, bem como a trajetória de sua implantação na Universidade Federal do Espírito Santo com o Plano de Interiorização. Ainda foi apresentada uma descrição da consolidação do Polo presencial UAB de São Mateus, do perfil dos alunos egressos e da demanda de formação docente do Município. Também foram elencadas as principais produções científicas que se referem à formação docente em EAD. A partir da análise dos dados, notou-se que os cursos ofertados não atendem integralmente a demanda do Município. Constatou-se que alguns alunos egressos das licenciaturas foram aprovados nos últimos concursos públicos estaduais e municipais. Entretanto, nos questionários respondidos pelos tutores, observou-se que o alto índice de evasão nos cursos ofertados pelo Polo de São Mateus refere-se a problemas pessoais e a falta de tempo dos alunos para cumprirem com os compromissos requeridos pelo ensino a distância. Pode-se notar, também, que houve falta de incentivos à inserção de novos cursos voltados à formação docente e à permanência da oferta de vagas nos cursos EAD existentes. Os resultados indicaram que mediante o uso de políticas públicas de formação docente adequadas, o Polo pode continuar a contribuir efetivamente para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8378
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