Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorila, Ailton Pereira-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:28:21Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:28:21Z-
dc.identifier.citationAUGUSTO, Verônica dos Santos Santiago. Memórias de Sooretama: história, ensino e escola. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santopor
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectHistória oral - Sooretama (ES)por
dc.subjectHistória local - Sooretama (ES)por
dc.subjectEnsino - Sooretama (ES)por
dc.titleMemórias de Sooretama : história, ensino e escolapor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc37-
dc.contributor.memberCosta, Eliane Gonçalves da-
dc.contributor.memberOliveira, Márcio Rogério de-
dcterms.abstractPara um levantamento histórico do Município de Sooretama/ES, recorreu-se às memórias de antigos moradores da localidade, na perspectiva de favorecer o conhecimento e a valorização da História Local como um elemento de construção de identidade e como um componente essencial para o ensino de História da região. Considerando que a história do Município facilita a compreensão de conceitos e processos históricos, na medida em que o aluno se compreende como parte integrante e ativa da dinâmica histórica; considerando que a legislação sobre a Educação Básica no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes e Bases Nacionais da Educação, assim como a Proposta Curricular do Município de Sooretama, também prioriza o ensino de História Local, justifica-se a relevância deste trabalho. Para concretizar o caráter qualitativo desta pesquisa, buscaram-se principalmente as memórias de antigos moradores dos povoados de Córrego Alegre e Córrego DÁgua lugares que deram origem ao Município de Sooretama , uma vez que, ao contarem suas histórias de vida por meio de entrevistas, fizeram importantes relatos sobre a localidade. Essas histórias integram o contexto estadual e nacional, principalmente porque, se o estudo da História Local é significativo, precisa sempre estar em sintonia com a dinâmica histórica em diferentes níveis, enfatizando-se continuamente as relações entre a História Local, Regional e Geralpor
dcterms.creatorAugusto, Verônica dos Santos Santiago-
dcterms.formattextpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducação Ensino - Aprendizagempor
dc.publisher.courseMestrado em Ensino na Educação Básicapor
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_11074_Dissertação revisada- Verônica.pdf6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.