Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8384
Título: Música nas séries iniciais: um estudo de caso em uma escola de Vila Velha
Autor(es): ALMEIDA, J. M.
Orientador: MORILA, A. P.
Data do documento: 26-Jun-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ALMEIDA, J. M., Música nas séries iniciais: um estudo de caso em uma escola de Vila Velha
Resumo: O trabalho aqui descrito tem como objetivo entender o processo e a dinâmica da música nas séries iniciais, compreendendo como o professor se utiliza dela, assim como analisar o papel da música na escola de uma maneira ampla, desde sua utilização nas aulas de música até sua inserção em outros cenários do ambiente escolar. A metodologia empregada consistiu em um estudo de caso, com o apoio de duas técnicas de pesquisa, sendo elas a entrevista e a observação participante. A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Vila Velha. Como resultado, pudemos documentar um panorama de nosso objeto de estudo, identificando as práticas utilizadas nessa escola , assim como os maiores desafios a serem enfrentados para garantir aos alunos uma educação compatível com a legislação e o saber acadêmico. Identificamos que o ensino da música, embora garantido por lei, não é realizado com qualidade. A realidade escolar não corresponde às exigências da legislação, muitas vezes realizada por docentes que não receberam formação acadêmica condizente com suas áreas de atuação e desenvolvem o curso baseado em suas experiências e vivências pessoais, bem como a dificuldade dos mesmos em separar suas crenças pessoais do ensino laico na escola, sendo patente a doutrinação religiosa por meio da música. Dessa maneira concluímos que os desafios envolvem a formação docente surge seja no conhecimento da legislação e no entendimento do papel da música na escola.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8384
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11127_Dissertação Jayza Monteiro Almeida.pdf2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.