Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8391
Título: Fotografia e Ensino: uso e aplicação da fotografia no processo de aprendizagem no ensino de História e Educação Patrimonial
Autor(es): MALVERDES, C. Z.
Orientador: SALIM, M. A. A.
Data do documento: 2-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MALVERDES, C. Z., Fotografia e Ensino: uso e aplicação da fotografia no processo de aprendizagem no ensino de História e Educação Patrimonial
Resumo: Com a renovação historiográfica proposta por Bloch (2001) e seu diálogo com o ensino, busca-se nas escolas cada vez mais inovações didáticas que possam se diferenciar dos modelos tradicionais, no qual o ambiente de aprendizagem se restringe ao espaço da sala de aula, ao domínio quase que exclusivo do livro didático e a um processo educativo marcado pela centralidade do professor. Objetivando um diálogo entre a contribuição de novas fontes no processo de ensino aprendizagem e a contribuição da fotografia como ferramenta metodológica no ensino de história, buscaremos por meio dessa pesquisa compreender o uso da fotografia no processo de ensino aprendizagem, trazendo o aluno como produtor e investigador do seu próprio conhecimento histórico. Para pesquisar as possibilidades que a fotografia pode oferecer ao processo da aprendizagem histórica, utilizamos uma proposta metodológica inspirada por um projeto desenvolvido por uma equipe da Universidade Complutense de Madrid intitulado Imaginando, além da realização de um grupo de discussão, questionários, observações, entrevistas e aulas passeio com uma turma do 5º ano da rede municipal da cidade da Serra-ES. Realizaremos uma revisão de literatura sobre temas como: ensino de história e fotografia, como também faremos apropriações (CHARTIER, 1991) dos conceitos de patrimônio, cultura e tempo histórico. Mediante aos procedimentos metodológicos explicitados, e considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisaremos a produção fotográfica, a organização desse conhecimento e suas estruturas cognitivas por meio de atividades pedagógicas mediadas pelo uso da imagem fotográfica. Acreditamos que uma pesquisa a respeito do uso da fotografia como processo de aprendizagem na consolidação do conhecimento histórico pode contribuir significativamente numa proposta inovadora no ensino.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8391
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11810_Dissertação_Clara Z Malverdes_18jan2018.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.