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Título: Desafios Didático- pedagógicos dos Professores de Biologia da Rede Estadual de Ensino de Nova Viçosa e Mucuri, extremo sul da Bahia.
Autor(es): ROSA JUNIOR, G. F.
Orientador: SANTOS, F. N.
Palavras-chave: Formação de professores
Prática docente
Biologia
Estado d
Data do documento: 6-Abr-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ROSA JUNIOR, G. F., Desafios Didático- pedagógicos dos Professores de Biologia da Rede Estadual de Ensino de Nova Viçosa e Mucuri, extremo sul da Bahia.
Resumo: Esta pesquisa objetivou buscar o entendimento a respeito da situação atual, didático-pedagógica, dos professores de Biologia da rede estadual de ensino em Nova Viçosa e Mucuri, extremo sul da Bahia. A superação de situações adversas, enfrentadas pelos professores, demonstra que além da formação inicial, a continuação desta formação é primordial para uma boa atuação em sala de aula. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa e a análise do conteúdo na interpretação dos dados recolhidos, através da aplicação de questionários semiestruturados. Isso deu suporte à pesquisa de campo aplicada a 12 professores atuantes na disciplina de Biologia em 5 escolas dessas cidades, focando no desenvolvimento de suas atividades profissionais, na sua formação inicial e continuada. Nos resultados os professores apontam: desvalorização; a ausência de políticas públicas de valorização aos temporários (denominados REDA no estado da Bahia); programas de formação continuada excludentes; atuação em disciplinas fora da sua área de formação; condições adversas para aulas práticas (ausência de laboratório de ciências) e escassez material para preparar suas aulas. Por fim, nos posicionamos a favor de políticas públicas educacionais, conforme proposto por Gatti (2008, 2009, 2010, 2016), Krasilchik (2011), Charlot (2008), Libâneo (1998, 2015) que estudam, pesquisam e apontam situações que são recorrentes na prática docente: a necessidade de formações acadêmicas de qualidade; oferta de formações de qualidade aos professores efetivos e temporários; maior empenho na reestruturação de espaços escolares; reconhecer, valorizar e respeitar os profissionais de educação durante a sua prática docente. A investigação demonstra profissionais de grande competência e dedicação, ante o tratamento que lhes é dado pelo governo do estado da Bahia no desempenho de suas atividades docentes.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8393
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

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