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Título: Mediação e desenvolvimento: contribuições do PIBID no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): JESUS, F. P.
Orientador: P.S.R. Márcia
Palavras-chave: PIBID
Mediação
Formação de Professores
Data do documento: 17-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: JESUS, F. P., Mediação e desenvolvimento: contribuições do PIBID no processo ensino-aprendizagem
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID foi criado pelo Governo Federal em 2007. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Wallace Castello Dutra, em Guriri, município de São Mateus (ES), passou a contar com o trabalho dos bolsistas do PIBID no ano de 2013. Dentro desse contexto, esta pesquisa busca traçar um perfil da atuação do programa na escola e levantar os motivos pelos quais o trabalho dos bolsistas desfruta de grande aceitação. Esses motivos são analisados sob o ponto de vista dos próprios pibidianos. Por meio de questionários e entrevistas, esta investigação quis apurar as impressões, sentimentos e inspirações dos próprios bolsistas em relação ao trabalho que eles desenvolvem na escola, como eles contribuem no aprendizado dos estudantes de Ensino Médio, de que maneira o PIBID influencia na formação do futuro professor, como é o relacionamento com o estudante e com o professor regente titular, que tipos de atividades são desenvolvidas, pontos positivos e pontos frágeis, se a atuação dos bolsistas interfere, de alguma maneira, nos resultados obtidos pela escola em avaliações externas. O objetivo principal é analisar como o trabalho dos bolsistas contribui para melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas turmas de Ensino Médio. Esta pesquisa foi motivada pela curiosidade em investigar os motivos dos elogios à atuação dos pibidianos. A Escola Wallace Castello Dutra foi definida como campo de pesquisa por favorecer o acompanhamento do grupo, uma vez que o pesquisador é professor efetivo na escola desde 2014 e é residente no mesmo bairro. O referencial teórico dá destaque à importância da linguagem nos processos de mediação, embasada principalmente nas ideias de Vygotsky. No aspecto metodológico, esta averiguação é feita sob o aspecto qualitativo, com análise de discurso na perspectiva sócio-histórica. Por fim, conclui-se que, como fatores determinantes na qualidade do trabalho desenvolvido pelos bolsistas, estão o gosto que tinham, ou adquiriram, pela sala de aula, as dicas que os regentes titulares compartilham, interação com o professor e com os estudantes, desenvolvimento de atividades experimentais, vocabulário mais simples, aprofundamento nos estudos acadêmicos, busca pela contextualização das atividades, empenho em utilizar recursos além do quadro branco, planejamento da regência e autonomia dada pelo professor regente titular.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8395
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

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