Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8407
Título: Uma investigação do emprego adaptado dos métodos ativos Pensar-Emaprelhar-Compartilhar e instrução por pares no ensino de Física
Autor(es): FERREIRA, M I A
Orientador: ALVARENGA, F. G.
Palavras-chave: Metodologia ativa
Instrução por Pares
Pensar-Emparelhar- C
Data do documento: 3-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FERREIRA, M I A, Uma investigação do emprego adaptado dos métodos ativos Pensar-Emaprelhar-Compartilhar e instrução por pares no ensino de Física
Resumo: Esse trabalho possui como base a metodologia ativa, cujo principal objetivo é tornar os estudantes agentes ativos em seu próprio aprendizado. Usamos suas bases juntamente com a aplicação de um método ativo adaptado, que uniu elementos de outros dois métodos: o Pensar-Emparelhar-Compartilhar (abreviado para TPS, do inglês Think-Pair-Share) e o Instrução por pares ou colegas (do inglês Peer Instruction), o segundo já bem conhecido no ensino em várias áreas do conhecimento. Chamamos esse método combinado de TPS+PI. Analisamos qualitativamente os dados colhidos dos testes feitos em sala de aula e a opinião deles a respeito dessa abordagem diferenciada. Escolhemos turmas de alunos universitários que cursavam a disciplina nomeada Eletromagnetismo I, que aborda o conteúdo da Física 3, na Universidade Federal do Espírito Santo, no campus da cidade de São Mateus. O conteúdo escolhido foi indução eletromagnética, que foi dividido em três aulas de 1 hora e 40 minutos cada e executadas com o auxílio do PowerPoint. Ao final de cada uma delas, foi aplicado o método TPS+PI, onde os estudantes responderam, primeiro individualmente e depois em dupla, cinco testes conceituais de múltipla escolha cujo tema era da aula em questão. Ao final da terceira aula, logo após os testes conceituais, foi aplicado um teste geral com todo o conteúdo de indução eletromagnética anteriormente lecionado. As respostas dos testes e os depoimentos de alguns estudantes foram coletados e analisados. Os resultados mostram o potencial de aplicação de novas metodologias no ensino e boas perspectivas de novas aplicações. Concluiu-se que ainda há muito a ser estudado, porém já foi dado o primeiro passo para melhorar a relação dos estudantes com o conteúdo e mudar a percepção destes acerca do Ensino de Física.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8407
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12210_DissertaçãoMaria2.pdf8.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.