Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8411
Título: Trabalho de Campo como Estratégia de Ensino da Geografia: Identificando a Aprendizagem Significativa
Autor(es): SALLES, C. O. T.
Orientador: SANTOS, F. N.
Palavras-chave: Trabalho de campo
ensino
Geografia
Aprendizagem Significa
Data do documento: 21-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SALLES, C. O. T., Trabalho de Campo como Estratégia de Ensino da Geografia: Identificando a Aprendizagem Significativa
Resumo: Esta dissertação investiga o uso do trabalho de campo como um recurso metodológico de ensino-aprendizagem da Geografia e as potencialidades desse instrumento em promover a Aprendizagem Significativa. Consideram-se as práticas e estratégias de ensino na educação básica diante das demandas do mundo contemporâneo. Os pressupostos vêm da Geografia Humanista e da Teoria da Aprendizagem Significativa, que valorizam o trabalho de campo como instrumento de aprendizagem através das emoções e sentimentos dos alunos inseridos no espaço, principalmente em espaços não formais de educação, tendo em vista a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. Para tanto, realizaram-se dois trabalhos de campo com alunos do ensino médio dos cursos técnico integrado do IFES (Linhares, ES). As percepções e vivências dos alunos em campo, por meio de fotos, textos, e situações de confrontamento, problemas, entrevistas e diálogos no contato direto com outras realidades, geraram dados cuja análise foi balizada pela metodologia qualitativa da Análise de Conteúdos, na identificação das condições e as evidências da Aprendizagem Significativa. Verificou-se que o trabalho de campo é eficaz no desenvolvimento do olhar crítico e investigativo, e como um procedimento relevante na constatação e produção do conhecimento de alunos e professores na promoção da Aprendizagem Significativa; a ampliação do seu uso é importante nas práticas pedagógicas de ensino, principalmente no que se refere à educação básica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8411
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9618_16 - Christiano Ottoni Teatini Salles.pdf4.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.