Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8412
Título: Rotina e Instrumentos Pedagógicos na Educação Infantil: Para além da sala de aula
Autor(es): WILDEMBERG, M. P.
Orientador: SENATORE, R. C. M.
Palavras-chave: Rotina
Instrumentos Pedagógicos
Educação Infantil
Data do documento: 22-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: WILDEMBERG, M. P., Rotina e Instrumentos Pedagógicos na Educação Infantil: Para além da sala de aula
Resumo: A Educação Infantil, considerada a primeira etapa de ensino da Educação Básica, demanda um currículo diferenciado das demais modalidades de ensino, bem como, maneiras diferenciadas de se organizar o cotidiano nas instituições que atendem essa etapa. Rotina e instrumentos pedagógicos fazem parte desse universo educacional e são de grande relevância na organização do cotidiano escolar. Sendo assim, essa pesquisa estabeleceu como objetivos investigar as percepções das professoras no que se refere à execução da rotina e a utilização de instrumentos pedagógicos na sala de aula, analisando o que pensam sobre o assunto por meio de suas narrativas. A rotina e os instrumentos foram teorizados através de estudos de outros pesquisadores e tendo como aportes teóricos fundamentais os estudos de Barbosa (2000 e 2006); Vygotsky (2000; 2003 ; 2006; 2007); Luria (1988); Leontiev (1978 e 2005) dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou como procedimento, para a coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professoras de instituições públicas e filantrópica do município de Pedro Canário - ES.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8412
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9620_17 - Marcia Pereira Wildemberg20161201-91713.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.