Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8413
Título: Educação do Campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus (ES) e Jaguaré (ES)
Autor(es): BALDOTTO, O. L. G.
Orientador: MORILA, A. P.
Palavras-chave: Educação do Campo
Anos Iniciais
Multisseriadas
Data do documento: 23-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BALDOTTO, O. L. G., Educação do Campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus (ES) e Jaguaré (ES)
Resumo: O termo educação do campo foi gestado a partir do primeiro Encontro Nacional de Educadores(as) da Reforma Agrária (ENERA), realizado em 1997. Mas, mesmo antes do termo ser cunhado no Brasil, as discussões sobre uma educação voltada para os trabalhadores do campo já se faziam presentes no mundo e também no Brasil. De lá para cá, várias experiências e várias propostas vêm sendo debatidas e implementadas, algumas ganhando o status de política pública. Essa pesquisa teve como objetivos: analisar os planos pedagógicos dos anos iniciais de escolas do campo; coletar propostas ou planos em escolas dos municípios de Jaguaré e São Mateus e, a partir da utilização de seus elementos pedagógicos, analisar o processo ensino e aprendizagem. A pesquisa aborda um campo de estudo que carece ainda de sistematização e ampliação: os anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas multisseriadas ou não, considerando o contexto histórico abordado pelo Movimento da Educação do Campo no que se refere às ações e práticas pedagógicas, interligadas aos princípios pedagógicos elencados nas Conferências Por Uma Educação Básica do Campo. A metodologia utilizada foi a História Oral Temática, que consiste em realizar entrevistas abertas e gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea. A pesquisa apontou os elementos pedagógicos que fundamentam e norteiam o trabalho docente, explicitados nos planos e propostas pedagógicas que foram colocados em ação pelos sujeitos da comunidade escolar. Destacaram-se: o Plano de Estudo/Ficha de Pesquisa; a Auto-organização; a Mística; a Pasta da Realidade/Caderno da Realidade/Portfólio; o Caderno de Planejamento e Reflexão/Caderno de Acompanhamento; as Atividades/Conteúdos Vivenciais (visita/viagem de estudo, oficina/experiências, intervenções/palestras); a Visita às Famílias.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8413
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9623_26 - Ozana Luzia Galvão Baldotto.pdf2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.