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Título: Oficinas temáticas, jogo roletrando e experimentação sobre petróleo e medicamentos como metodologia no ensino de Química
Autor(es): Amaral, Alessandra Meireles do
Orientador: Porto, Paulo Sérgio da Silva
Coorientador: Mendes, Ana Nery Furlan
Palavras-chave: Química (Ensino médio)
Jogos educativos
Material didático
Data do documento: 22-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: AMARAL, Alessandra Meireles do. Oficinas temáticas, jogo 'roletrando' e experimentação sobre petróleo e medicamentos como metodologia no ensino de química. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Resumo: O ensino de Química não pode ser reduzido simplesmente à transmissão de símbolos, fórmulas, conceitos, mas deve estar em referência com a vida do aluno, para que o mesmo possa assimilá-lo com mais facilidade e de forma mais prazerosa e significativa. Este trabalho descreve uma pesquisa de intervenção no ambiente escolar com a utilização de metodologias alternativas como ferramentas auxiliares no ensino de química orgânica. As metodologias de ensino utilizadas foram oficina temática, envolvendo temas geradores, o jogo intitulado Roletrando, constituído por uma roleta com 18 divisões de 50 cm de diâmetro, cartões perguntas correspondendo às divisões da roleta e cartão resposta, e a experimentação sobre Petróleo e Medicamentos. A pesquisa teve por objetivo avaliar a evolução da aprendizagem através da aplicação de oficinas temáticas, do jogo Roletrando e do uso da experimentação no ensino de Química para alunos da 3ª série do ensino médio
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

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