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Título: Oficinas temáticas, jogo roletrando e experimentação sobre petróleo e medicamentos como metodologia no ensino de Química
Autor(es): MORAIS, A. M. A.
Orientador: PORTO, P. S. S.
Coorientador: MENDES, A. N. F.
Palavras-chave: Ensino de Química
Oficinas Temáticas
Jogo Roletrando
Data do documento: 22-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MORAIS, A. M. A., Oficinas temáticas, jogo roletrando e experimentação sobre petróleo e medicamentos como metodologia no ensino de Química
Resumo: O ensino de Química não pode ser reduzido simplesmente à transmissão de símbolos, fórmulas, conceitos, mas deve estar em referência com a vida do aluno, para que o mesmo possa assimilá-lo com mais facilidade e de forma mais prazerosa e significativa. Este trabalho descreve uma pesquisa de intervenção no ambiente escolar com a utilização de metodologias alternativas como ferramentas auxiliares no ensino de química orgânica. As metodologias de ensino utilizadas foram oficina temática, envolvendo temas geradores, o jogo intitulado Roletrando, constituído por uma roleta com 18 divisões de 50 cm de diâmetro, cartões perguntas correspondendo às divisões da roleta e cartão resposta, e a experimentação sobre Petróleo e Medicamentos. A pesquisa teve por objetivo avaliar a evolução da aprendizagem através da aplicação de oficinas temáticas, do jogo Roletrando e do uso da experimentação no ensino de Química para alunos da 3ª série do ensino médio. A pesquisa abarcou uma abordagem qualitativa baseada em Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986) e quantitativa utilizando o software Action 2.0, apresentando como método de pesquisa a pesquisa ação. A primeira intervenção envolvendo as metodologias de ensino ocorreu no primeiro semestre de 2015, e evolveu o tema Petróleo, já a segunda ocorreu no segundo semestre do mesmo ano, envolvendo o tema Medicamentos. Participaram da pesquisa 90 alunos da 3ª série do Ensino Médio do turno matutino da Escola Estadual Armando Barbosa Quitiba, localizada no município de Sooretama/ES. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários, exercícios e produção textual, no início, durante e ao final das oficinas temáticas, ao final das atividades experimentais e ao final das aplicações do jogo. Os resultados mostram que a utilização das metodologias de ensino supracitadas contribuiu para a melhoria no processo de ensino aprendizagem, levando os alunos a terem a oportunidade de compreender melhor a forma com que a química pode estar presente no seu cotidiano. Isso promoveu a proatividade e a autoconfiança dos discentes em relação à disciplina.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8414
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