Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8431
Título: Estudo numérico da fabricação de células fotovoltaicas pelo método de revestimento por extrusão
Autor(es): GARUZZI, R. P.
Orientador: ROMERO, O. J.
Coorientador: RIBEIRO, D. C.
Palavras-chave: revestimento por extrusão
volume of fluid
limite de vazão
Data do documento: 8-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GARUZZI, R. P., Estudo numérico da fabricação de células fotovoltaicas pelo método de revestimento por extrusão
Resumo: A energia solar fotovoltaica é uma opção bastante atrativa, entretanto ainda é cara se comparada com as fontes tradicionais. Uma forma de tornar a fabricação da célula solar fotovoltaica mais competitiva no mercado é diminuindo a quantidade de material utilizado. A diminuição da espessura encontra limites físicos e operacionais associados com o método de deposição. Um deles, e que é objeto de estudo neste trabalho, é o limite de vazão mínima (low-flow limit). Este trabalho apresenta a simulação numérica do processo de revestimento por extrusão de fluidos newtoniano, não-newtoniano e newtoniano com partículas utilizando a técnica VOF (Volume Of Fluid) para determinar o limite de vazão mínima deste processo. No caso de newtoniano com partículas além do VOF é utilizada a técnica DPM (Discrete Phase Model). O domínio de solução das equações governantes no plano bidimensional se restringe a parte à jusante da barra de revestimento. Como resultados tem-se que o aumento do número de capilaridade resulta em um aumento da espessura mínima, e com o aumento da importância do comportamento não-newtoniano a espessura mínima de filme diminui. Para as partículas tem-se uma análise da sua concentração, com a ocorrência de um problema de alta quantidade na região do revestimento, sendo desejado que ocorra na região de interesse do filme depositado. Os trabalhos relacionados ao escoamento com fluido newtoniano foram publicados em duas revistas, como mostra os APÊNDICE A e APÊNDICE B. Além disso foi realizada uma análise econômica, também publicada, como pode ser visto no APÊNDICE C, e os detalhes constam no APÊNDICE E: GESTÃO FINANCEIRA.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8431
Aparece nas coleções:PPGEN – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10780_45 - Ricardo Pessoti Garuzzi.pdf14.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.