Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8458
Título: ESTUDO DA REMOÇÃO DE FLUIDO DE CORTE EM ÁGUA VIA ELETROFLOCULAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO COM ELETRODOS PERFURADOS
Autor(es): DIAS, O. A.
Orientador: PORTO, P. S. S.
Coorientador: MUNIZ, E. P.
Data do documento: 23-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DIAS, O. A., ESTUDO DA REMOÇÃO DE FLUIDO DE CORTE EM ÁGUA VIA ELETROFLOCULAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO COM ELETRODOS PERFURADOS
Resumo: O efluente oleoso proveniente das indústrias e esgoto doméstico é o principal problema de poluição dos aquíferos. A eletrofloculação é uma alternativa que tem sido aplicada no tratamento de vários tipos de águas residuais. Neste estudo a eletrofloculação foi empregada no tratamento de fluido de corte, insumo com propriedades refrigerante e lubrificante, utilizado nas atividades de corte e usinagem de metais, de maneira que este pudesse ser descartado com segurança. Assim, o objetivo geral deste estudo foi investigar o uso da técnica de eletrofloculação, em fluxo contínuo, utilizando eletrodos perfurados no processo de separação de emulsão sintética envolvendo água e fluido de corte. Os objetivos específicos incluíram caracterizar o efluente sintético antes e após o tratamento; investigar a eficiência da técnica quanto à redução do teor de óleo e analisar quais variáveis de estudo exercem maior efeito sobre a eficiência do processo de separação. Palavras chave: Alumínio, fluido de corte.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8458
Aparece nas coleções:PPGEN – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11905_Divulgação de Defesa_Oriane.pdf241.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.