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Título: Os desvios de um Dândi : erotismo em duas séries artísticas de Wesley Duke Lee
Autor(es): Borges, Lívia Santolin
Orientador: Lopes, Almerinda da Silva
Palavras-chave: Wesley Duke Lee
Erotismo
Arte brasileira
Série das Ligas
Data do documento: 11-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Essa pesquisa apresenta um diálogo entre o erotismo e a arte por meio de duas séries de trabalhos artísticos de Wesley Duke Lee. À luz de diferentes autores, investiga a definição de erotismo e a simbologia de Eros em diferentes povos e culturas. Estabelece pontes de conexão entre o universo erótico e o universo das imagens por meio de obras de artistas europeus desde o início da arte moderna. Discursa sobre o percurso cultural, político e histórico, da década de 1960, que conduziu ao repensar do problema artístico, ressaltando a contribuição de Wesley Duke Lee e sua obra para a arte desse período. Debruça-se sobre o encontro do erotismo com a arte nacional pelo viés de outros artistas, relacionando-os às suas obras. Desenvolve hipóteses em torno do erotismo na obra de Wesley Duke Lee como elemento adicional de subversão e observa a poética do artista como busca de autoconhecimento. Empreende uma leitura do erotismo nos desenhos da Série das Ligas e comenta acerca de O Grande Espetáculo das Artes, primeiro happening do Brasil, o qual o artista organizou para colocar as obras dessa série em exposição e questionar os padrões e a crítica da arte de sua época. Faz uma análise das obras da grande série Zona em que Duke Lee demonstra seu fascínio pelo universo feminino. Palavras-chave: Wesley Duke Lee. Erotismo. Arte brasileira. Série das Ligas. Happening.
This research presents a dialogue between eroticism and art through two series of artwork Wesley Duke Lee. In the light of different authors, investigates the eroticism definition and Eros symbology in different peoples and cultures. Establishes connecting bridges between the erotic universe and the universe of images through works of European artists from the beginning of modern art. Talks about the cultural route, political and historical, of the 1960s, which led to rethinking of the artistic problem, highlighting the contribution of Wesley Duke Lee and his work for the art of this period. Focuses on the eroticism of the encounter with the national art by the bias of other artists, relating them to their works. Develops hypotheses about the eroticism in the work of Wesley Duke Lee as an additional element of subversion and observes the poetics of the artist as a search for self-knowledge. Undertakes a reading of eroticism in the drawings of the Garter's Series and comments about The Great Spectacle of Arts, first happening in Brazil, which the artist organized to put the works of this series on display and question the standards and the critical art of his time. Analyzes the works of the great series Zone in which Duke Lee shows his fascination with the female universe.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8477
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