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Título: Fayga Ostrower : quando a arte toca a teoria e a teoria toca a arte
Autor(es): Botelho, Claudia
Orientador: Lopes, Almerinda da Silva
Data do documento: 4-Nov-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação apresenta o trabalho de Fayga Ostrower como artista e teórica, buscando conhecer o sua produção gráfica abstrata e aproximando disso sua visão a respeito da arte. Dessa forma, o texto tem como objetivo investigar as possíveis relações ou contradições que possam existir entre suas atividades de artista e de teórica. Fayga Ostrower desenvolve sua obra plástica pela vertente da Arte Abstrata Informal/lírica, pautada na construção formal do espaço guiada pela subjetividade e unindo sentimento e razão. Seu trabalho colabora para a consolidação do modernismo na arte brasileira e suas reflexões abarcam a compreensão das formas artísticas, os processos de criação e a divulgação da arte. A artista se dedica à análise crítica e formal do objeto artístico, embasando-se pelas teorias da percepção- Gestalt. O conjunto de sua obra, plástica e teórica aponta para as preocupações com a linguagem visual e para a sua apreciação, buscando compreender os conteúdos concretos e vivenciais da produção da arte.
This dissertation presents the work of Fayga Ostrower as an artist and theoretician, seeking to know his abstract graphic production and approaching his vision about art. Has is to investigate the possible relations or contradictions that may exist between their artist and theoretical activities. Fayga Ostrower develops his art by Shed Abstract Art Informal / lyrical, based on the formal construction of the space guided by subjectivity, uniting feeling and reason. His work contributes to the consolidation of modernism in Brazilian art. His reflections cover the understanding of art forms, the processes of creation and dissemination of art. The artist is dedicated to criticism and formal analysis of the artistic object and can provide input to the theories of Gestalt perception. The body of his work, plastic and theoretical points to concerns about the visual language and its appreciation, seeking to understand the concrete and experiential content of the art production.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8483
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