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Título: A escuta do espaço sonoro na obra de Cildo Meireles
Autor(es): Pinheiro, Elton Ribeiro
Orientador: Bezerra, Angela Maria Grando
Data do documento: 25-Nov-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa estuda a escuta de um espaço sonoro na obra do artista brasileiro Cildo Meireles. Para tanto, investiga a utilização do som na obra do artista e sua emissão em seis trabalhos, a saber: Mebs/Caraxia (1970-1971), Sal sem carne (1975), Rio Oir (1976-2011), em que o suporte principal é o objeto disco de vinil; Babel (2001-2006) e Liverbeatlespool (2004), nos quais o objeto rádio é responsável pela emissão do som, ou inserção memorial e histórica de uma sonoridade; e Através (1983-1989), cujo emissor é o espectador que atravessa a instalação. Descreve-se aqui criticamente cada um dos trabalhos, considerando-se a existência de um espaço sonoro, e pesquisa-se a fruição do espectador no encontro com as obras. O trabalho também mostra um ponto de contato com o uso do disco de vinil, estabelecendo aproximações e distanciamentos da escuta musical e da escuta dos sons. Articula o som, como efeito físico, com os campos sonoros da obra de Cildo Meireles, relacionando-o com as elaborações, imagens, personagens da ficção ou da história aos quais o artista recorre em sua produção. A pesquisa caminha em direção à escuta, levando à acuidade dessa escuta, considerando a proposta de uma sonoridade que demanda uma escuta autoral
This research studies the listening to the sound space found in the work of Brazilian artist Cildo Meireles. In order to do that, it investigates the use of sound in the artist's work and its emission in six specific works, namely: Mebs/Caraxia (1970-71), Sal sem carne (1975), Rio Oir (1976-2011), being the main medium the object vinyl record, Babel (2001-2006), Liverbeatlespool (2004) in which the object radio is responsible for emitting either sound or a memorial and historical insertion of a sound, and Através (1983-1989), where the viewer is the one responsible for emitting sound as one walks through the installation. It describes each of the works critically considering the existence of a sound space and researches the fruition of the viewer in the encounter with the works. It shows a contact point with the use of the vinyl record, establishing similarities and differences of musical listening and listening to sounds. It articulates sound, as physical effect, with the sound fields of the work of Meireles, relating to the elaborations, to the images, to the fictional characters or to the the history that the artist uses in his production. The research moves towards the listening, leading to the accuracy of such listening, considering a proposition for a sound that demands an authorial listening
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8486
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