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http://repositorio.ufes.br/handle/10/8494
Título: | Materialidade e conflito : visões sobre corporalidade e o objeto artístico por três artistas latino-americanas, Janine Antoni, Teresa Margolles e Doris Salcedo |
Autor(es): | Contreras Godínez, Mónica Elisa |
Orientador: | Cirilo, Aparecido José |
Coorientador: | Torres, David Ruiz |
Palavras-chave: | Arte corpo |
Data do documento: | 9-Mai-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo trazer a tona uma reflexão sobre a produção
artística contemporânea em três artistas latino-americanas, especificamente Janine
Antoni (Bahamas, 1962- ), Teresa Margolles (México,1963- ) e Dóris Salcedo
(Colômbia 1958- ), artistas que procuram uma exploração da noção de corporalidade
por meio da análise de alguns processos esculturais-objetuais em produções
artísticas que parecem trabalhar de maneira a repetir ou sugerir fatos, embora
evitam a representação realista e que têm um interesse como obra de protesto.
As três artistas utilizam a presença corporal em sua relação com o real
apresentado. A repetição ou impressão é o que retorna, não é o fato original, mas
sim, à sua sombra, sua memória. É no encontro com ela que se produz no sujeito
um estranhamento, uma ansiedade e angústia traumática que parecem permitir sair
do cotidiano e cogitar outras possibilidades de viver no mundo. Os resultados
revelam as obras como testemunhas de processos vivenciais que permitem uma
revisão de diferentes estados da poética corporal envolvida com a problemática de
índole política. This thesis aims to bring up a reflection upon the contemporary artistic production in three latin-american artists, specifically Janine Antoni (Bahamas, 1962), Teresa Margolles (México,1963- ) and Dóris Salcedo (Colômbia 1958-), this artists explore notions of corporality through the analysis of some sculptural-objectual processes in artistic productions that seem to work repeating or suggesting facts, yet they seem to evade a realistic representation and have a particular interest as protest art work. This three artists use the bodily presence and its relation to real in artworks, in which repetition and impression is what can be seen, we don´t see the original fact, but its memory, its shadow. Is in its encounter with the public that takes an strangeness, a traumatic anxiety that seems to allow an exit from the ordinariness of day-to-day life and to think in other possibilities to live in this world. The results reveal the artworks as witnesses of lifestyles that allow a review of different states of the poetics of the body engaged with problematics of political order. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/8494 |
Aparece nas coleções: | PPGA - Dissertações de Mestrado |
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