Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8495
Título: O gesto, a forma e a cor na pintura de Tomie Ohtake
Autor(es): Campos, Ricardo José de
Orientador: Lopes, Almerinda da Silva
Palavras-chave: Tomie Ohtake
Pintura
Gesto
Forma e Cor
Data do documento: 19-Mai-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A pintura de Tomie Ohtake se destaca no conjunto de sua obra como o meio através do qual a artista mais se exprimiu. Pautada por uma busca incessante, passa por diferentes períodos, distintas inquietações, tendo percorrido pouco mais de sessenta anos de produção. A discussão suscitada nesta dissertação elege como recorte pinturas das fases: cegas, campos de cor, arquiteturas, curvas, círculos e monocromos. Nosso objetivo consiste em desenvolver uma pesquisa teórica que levante questões subjetivas e objetivas da obra da artista, com vistas a explorar seu espaço. A investigação terá por viés a análise do gesto, da forma e da cor, elementos plásticos indissociáveis e reveladores de sua poética. A sustentação teórica, feita por meio de revisão bibliográfica, foi associada a interlocuções com sua fortuna crítica, objetivando o entendimento das questões levantadas. O contato in loco com a obra, possibilitou aferir detalhes relevantes na análise de algumas obras. Aproximações a movimentos paradigmáticos da arte moderna e artistas específicos foram feitos, no intento de estabelecer diálogos pontuais. Associada à Abstração Informal, a artista tangencia a vertente Geométrica, contudo segue um caminho singular, em que o informal e uma geometria biomórfica fundem-se num amálgama. Sua pintura, em muitos momentos, parece manifestar uma conexão singular entre Oriente e Ocidente, e empreender uma diligente busca pela síntese plástica. Palavras-chave: Tomie Ohtake. Pintura. Gesto, Forma e Cor.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8495
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.