Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8496
Título: "Relações entre pintura, fotografia e imagem na arte contemporânea"
Autor(es): Lemos, Andreia Falqueto
Orientador: Neves, Alexandre Emerick
Palavras-chave: Pintura
Fotografia
Imagem
Arte contemporânea
Data do documento: 29-Jun-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Iniciando a reflexão com o modernismo na arte e o advento da fotografia, esta pesquisa pretende fazer um estudo das relações entre foto e pintura através da história da arte moderna, elegendo trabalhos de arte e teorias da arte para embasar as reflexões. Além disso, trago aqui uma preocupação com questões da imagem ligadas à nossa vida, como índice, memória, registro do que existiu, afirmações de passados e fatos possíveis de conhecermos devido à existência da imagem técnica. Através do estudo de trabalhos de diversos artistas e teóricos da fotografia, imagem, pintura e história da arte, viso aqui entender e preencher uma pequena lacuna de questões sobre como a fotografia é usada no processo de criação de uma pintura figurativa, unindo a pesquisa em textos, reflexões e entrevistas com jovens artistas brasileiros. Pretendo entender, além do meu próprio ponto de vista, bastante empírico, como se dá o uso dessas imagens técnicas (termo de Vilém Flusser) e qual a relação que o artista (que faz pintura figurativa) tem com a fotografia em sua criação. Essas fotografias variam entre registro autoral, apropriação e colagem, sendo mais uma implicação nesse processo poético. Em suma, nessa pesquisa, as análises pretendem elucidar os modos e os meios de uso da imagem fotográfica por pintores contemporâneos, bem como de que forma essa relação constrói pontes com a memória evocada pela foto e significados contidos na imagem.
Beginning the reflection with modernism in art and the advent of photography, this research intends to make a study of the relations of photography and painting through the history of modern art, choosing works of art and art’s theories to base these reflections. In addition, I bring here a concern with meanings of the image inherent in our life, such as index, memory, record of what existed, and affirmations of past and possible facts to know due to the existence of the technical image. Through the study of the works of several artists and theorists of photography, image, painting and art history, I intend to understand and fill a small gap in questions about how photography is used in the creation process of a figurative painting, uniting the research in texts, reflections and interviews with young Brazilian artists. I intend to understand, in addition to my own very empirical point of view, how the use of these technical images (Vilém Flusser’s terms) occurs, and what relation the artist who makes figurative painting has with photography in his creation. These photographs range from authoring, appropriation and collage, and are a further implication of this poetic process. In short, in this research the analyzes are intended to elucidate the ways and means of use of the photographic image by contemporary painters, and in what form this relationship builds bridges with the memory evoked by the photo and meanings contained in the image.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8496
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11136_Relações entre pintura, fotografia e imagem na arte contemporânea_ANDREIA_FALQUETO.pdf5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.