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Título: As participações e a evocação de memórias olfativas na produção da artista Josely Carvalho
Autor(es): Nogueira, Daniellen Welsing
Orientador: Gonzaga, Ricardo Maurício
Data do documento: 31-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A presente pesquisa reflete sobre os modos de participação e evocação de memórias que ocorrem em trabalhos da artista brasileira Josely Carvalho, em especial, as instalações: Nidus Vitreo (2010), Vidro de Cheiro (2011) e Diário de cheiros: passagens (2011). Para abordarmos a produção da artista, estruturamos a pesquisa em três etapas, sendo a primeira: a apresentação de um panorama da história da arte por meio de um recorte que demonstre as modificações do campo, da figura do espectador, dos modos de apreensão de um trabalho e o surgimento de participações que envolvem os diversos sentidos do corpo e trazem para a experiência o repertório pessoal do participante. No segundo momento, abordamos o tema memória, seus significados, a sua ligação com o olfato e sua presença na arte. Por fim, iniciamos a abordagem da produção de Josely Carvalho que em sua extensa produção, iniciada na década de 70 nos Estados Unidos, discutiu sobre diversos temas, tais como guerras, a figura da mulher, a ideia de abrigo, dentre outros. Diante de uma escassez de estudos em relação à produção de Josely Carvalho, recorremos ao levantamento de materiais, como entrevistas, catálogos, o que tornou possível verificar a gradativa aparição do odor, da incorporação do repertório pessoal do público e da participação na carreira da artista. Os nexos existentes em sua produção, e apresentados nesta dissertação, nos revelam como a memória olfativa passou a se tornar tema principal em uma série da artista: Diary of Smells. Por meio de uma investigação, verificamos que o convite à participação se une às memórias olfativas do público, ocorrendo de formas distintas, tanto pela forma em que essas memórias são evocadas, por meio do ato consciente de rememorar ou pelo contato com um odor, e incorporadas, pela artista ou pelo próprio público, quanto pelas participações que ora ocorrem no processo de elaboração de instalações, ora no período em que uma instalação é exposta.
The present research reflects on the ways of participation and evocation of memories that occur in works of the Brazilian artist Josely Carvalho, especially the installations: Nidus Vitreo (2010), Vidro de Cheiro (2011) and Diário de Cheiros: passagens (2011). In order to approach the artist’s work, we structured the research in three stages, the first being the presentation of a panorama of the historiy of art through a clipping that demonstrates the modifications of the field, the figure of the spectator, the ways of apprehending a work and the emergence of participations that involve the various senses of the body and bring to the experience the personal repertoire of the participant. In the second moment, we approach the theme memory, its meanings, its conecction with smell and its presence in art. Finally, we began the approach of Josely Carvalho’s work, who in his extensive production, started in the 1970’s in the United States, discussed various topics such as wars, the figure of women, the idea of shelter, among others. Faced with a shortage of studies in relation to the production of Josely Carvalho, we resorted to the collection of materials, such as interviews, catalogs, which made it possible to verify the gradual appearance of the odor, the incorporation of the personal repertoire of the public and participation in the artist’s career, The links in her production, and presented in this dissertation, reveal to us how the olfactory memory came to become the main theme in an artist series: Diary of Smells. Through an investigation, we find that the invitation to participate is united with the olfactory memories of the public, occurring in different ways, both by the way in which these memories are evoked, by the conscious act of remembering or by contact with an odor, and incorporated by the artist or by the public itself, as well as by the participations that sometimes occur in the process of elaboration of installations, sometimes during the period in which and instalattion is exposed.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8502
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