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Título: Além do plano pictórico : apropriação e transmutação na obra de Leda Catunda
Autor(es): Valladares, Petruska Toniato
Orientador: Bezerra, Angela Maria Grando
Palavras-chave: Arte contemporânea
Leda Catunda
Apropriação
Transmutação
Contemporary art
Appropriation
Transmutation
Data do documento: 21-Set-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O presente estudo discute os aspectos recorrentes de apropriação e transmutação, na poética pessoal da artista Leda Catunda, fundamentado no recorte do seu trabalho nas décadas de 1980 e 1990. Nesse período, que configura a sua entrada no circuito das artes brasileiras, sua obra perpassa por diversos meios de expressão, promovendo uma mesclagem de variadas linguagens do campo da arte, gerando obras que resultam em formas transmutadas, muitas vezes em suportes inusitados, que extrapolam o plano pictórico e se projetam para além da parede. Buscando analisar seu percurso artístico, os argumentos constitutivos são construídos estabelecendo um diálogo com a história da arte brasileira e pensamentos críticos pertinentes a evolução da arte no período. As discussões são pautadas pelo suporte de obras da artista e de outros nomes da história da arte, destacadas por serem tidas como pertinentes para ilustrar os pontos focais para o desenvolvimento da pesquisa. Palavras chaves: Arte contemporânea Leda Catunda Apropriação Transmutação.
The present study discusses the recurrent aspects of appropriation and transmutation in the personal poetry of the artist Leda Catunda, based on the cut of her work in the 1980s and 1990s. In this period, which configures her entry into the Brazilian arts circuit, her work permeates By means of various means of expression, promoting a mixture of various languages of the field of art, generating works that result in transmuted forms, often in unusual supports, that extrapolate the pictorial plane and project beyond the wall. Seeking to analyze its artistic course, the constitutive arguments are constructed establishing a dialogue with the history of Brazilian art and critical thoughts pertinent to the evolution of art in the period. The discussions are based on the support of works by the artist and other names in the history of art, highlighted as being relevant to illustrate the focal points for the development of the research
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8503
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