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Título: Elementos estéticos e relações simbólicas no ritual do Reis de Boi
Autor(es): Zimerer, Fabiane Vasconcelos Salume
Orientador: Guimarães, Aissa Afonso
Palavras-chave: Reis de Boi
Reisado
Performance cultural
Ritual
Data do documento: 20-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O Reis de Boi é uma prática cultural encontrada no Norte do estado do Espírito Santo, nas cidades de São Mateus e Conceição da Barra. É uma prática cultural ligada ao ciclo natalino e tem por devoção Santos Reis. Seu período de apresentação acontece do dia 06 de janeiro (dia de Santos Reis) até 03 de fevereiro (dia de São Brás). O Reis de Boi apresenta em seu ritual, além do momento das louvações, um momento mais lúdico e festivo chamado Brincadeira de Boi. Essa característica enquadra essa prática cultural na classificação de Reisado. Possui um ritual complexo, onde tudo é pensado nos mínimos detalhes e cada objeto, cada Marcha, cada movimentação é cuidadosamente preparada. Conta entre seus integrantes com maioria de negros, entretanto é ligada constantemente à uma origem ibérica, por causa da devoção aos Santos Reis. Buscando um discurso menos excludente que visa dar voz aos seus integrantes, que associam sua origem aos antepassados vindos da África, esse trabalho buscou mostrar - através da análise do ritual sob à luz dos Estudos da Performance que o Reis de Boi conserva elementos simbólicos e artísticos, expressos principalmente através das performances corporais de seus integrantes, que evidenciam a contribuição do negro em seu ritual.
Reis de Boi is a cultural practice from two cities, São Mateus and Conceição da Barra, located at the north of the state of Espírito Santo. It is related to the Christmas cycle and celebrates the Three Kings. The celebration starts on the 6th of January (Epiphany and ends on the 3rd of February (Saint Blaise´s Day). Reis de Boi presents in its ritual, besides the praise, a more spirited and festive moment named “Brincadeira de Boi”, which allows this cultural practice to be categorized as a form of “Reisado”. There are complex rituals where every object, parade and movement is thoroughly planned to its littlest details. The participants are mostly black people, even though the festivities have Iberian roots due to the devotion to The Three Kings. Seeking a less excludable discourse, which aims to give voice to the group members who associate their origins to the ancestors from Africa, this dissertation presents - through the analysis of the ritual within the studies of performance art - how “Reis de Bois” preserves symbolic and artistic elements expressed through the physical performance of its participants in order to display the contribution of the black individual in these rites
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8505
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