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Título: Curadoria e prática artística : reflexões sobre a curadoria contemporânea e o trânsito entre as atuações do artista e do curador
Autor(es): Cunha, Clara Sampaio
Orientador: Ribeiro, Gisele Barbosa
Palavras-chave: Artista-curador; Curador-artista; Curadoria contemporânea; Exposição; Arte contemporânea
Data do documento: 4-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A dissertação investiga questões relacionadas à emergência, desenvolvimento e desafios da curadoria contemporânea, considerando as transformações sofridas por museus e galerias ao longo das décadas, principalmente com a contribuição das vanguardas modernistas do século XX. Busca ainda apresentar, sob a perspectiva do artista como curador e do curador como artista, uma análise das tensões e implicações que tal trânsito pode criar. Como ponto de partida, retomamos brevemente a formação dos primeiros museus e a constituição de seus acervos para compreender quando o aparecimento de uma figura que “zelasse” por essas coleções passou a ser solicitada pelo sistema da arte. No entanto, seria a partir de meados do século XX que a curadoria se firmaria como presença constante no sistema da arte, seja por seu papel na formação de público (como mediador dos diálogos entre artistas e exposição), seja por intermediar as cada vez mais complexas relações entre artistas e instituições. A figura do curador tem gradativamente se sobressaído no circuito artístico e à sua função prática original, a de preservação de coleções e organização de mostras, tem se somado uma ação que integra conceitualmente a experiência da obra de arte. A “curadoria” é discutida, portanto, tendo como base exposições cujas noções de curadoria autoral, do curador-como-artista ou do artista-comocurador se fizeram presentes, mas também em eventos onde o aspecto colaborativo, entre práticas artísticas e curatoriais, diluiria as fronteiras entre esses campos de atuação. Por meio de uma pesquisa teórica – cuja bibliografia engloba aquela produzida por artistas, curadores, críticos e demais pensadores ligados ao sistema da arte –, estudos de caso e entrevistas, investigamos o deslocamento (em via de mão dupla) entre as atividades de artistas e de curadores em proposições expositivas dentro e fora dos espaços especializados da arte. Analisamos, por fim, a prática curatorial na contemporaneidade com vistas à ampliação da discussão e suas perspectivas.
The thesis investigates matters related to the emergence, development and challenges of contemporary curation, taking into consideration the transformations undergone by museums and art galleries throughout the decades, mainly due the Modernist Vanguards of the twentiethcentury. It aims to present, under the perspective of the artist-as-curator and the curator-asartist, an analysis of tensions and implications that such transit can create. As a starting point, we have briefly discussed the formation of the first museums and the establishment of their collections to understand when the appearance of a figure that would “watch over” those collections came to be requested by the art system. However, it would be in the mid-twentieth century that curation would become omnipresent in the art system, whether by its role in educating the audiences (as a mediator between artists and exhibitions), whether by mediating the increasing complex relationships between artists and institutions. The figure of the curator has been gradually standing out in the art scene and to its original practical function, managing collections and organizing art shows, it has been added one that incorporates conceptually the experience of the artworks. Therefore, curation is debated here having as examples exhibitions in which the notions of an authorial curation, curator-as-artist and artist-as-curator were present, but also in events where the collaborative aspect between artistic and curatorial practices would dilute the borders between those playing fields. Through a theoretical research - that comprehends a bibliography written by artists, curators, critics, theorists and other scholars related to the art system, case studies and interviews, we have investigated the displacement (in a two-way road) between the activities of artists and curators in exhibition proposals inside and outside specialized art venues. Finally, we have analyzed the curatorial practice in the contemporaneity for the broadening of the discussion and its perspective.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8510
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

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