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Título: Flávio de Carvalho : uma filogenética vestimentar
Autor(es): Arruda, Luisa Mendes
Orientador: Lopes, Almerinda da Silva
Palavras-chave: Flavio de Carvalho
Arte
Moda
Performance
Corpo utópico
Data do documento: 20-Abr-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O presente estudo propõe uma análise do vestuário incurso na obra plástica e literária do artista Flavio de Carvalho. Expõe o vestir como determinante no processo de individuação na dimensão cênica da cidade, ao mesmo tempo em que as articulações de subjetividade, temporalidade e corporalidade se presentificam em sentido e competência poética. Neste sentido, serão analisados os trabalhos Experiência n°2 e New look: cortejos realizados em lugares públicos cujo objetivo era a análise da psicologia das multidões. Nestes, o artista se perfaz de elementos vestíveis que atuam como agentes enunciadores das mencionadas performances. Os figurinos da peça O bailado do Deus morto e do balé A cangaceira, tecem explorações entre o visível e legível das peças, tratam o caráter simbólico das roupas, a materialização da alma e a memória do corpo, e as mensagens de nivelamento de gênero incutidas nas mesmas. Para concluir, identifico no texto do artista A importância da cauda A comichão filogenética, o exercício da roupa como órgão do corpo. É um estudo que visa estabelecer uma relação entre a teoria e a práxis de Flavio de Carvalho, no qual os vestíveis e, portanto, a Moda se desenvolve numa dialética entre o artista, a história da arte e seus imbricamentos no comportamento do homem e suas relações sociais, políticas e culturais. Palavras-chave: Flavio de Carvalho. Arte. Moda. Performance. Corpo utópico. Órgão.
This study aims at analysing clothing that is present in the artistic and literary work by Flavio de Carvalho. It highlights dress as a determining factor in the process of personal identification within the scenic dimension of the city. At the same time, articulations of subjectivity, temporality and corporeality make themselves present at the level of meaning and poetic competence. In the light of those, the two pieces analysed are Experiência n°2 and New Look: processions carried out in public spaces whose objective was to analyse crowd psychology. In those pieces the artist makes use of wearable elements that works as enunciating agents of those performances. The costumes for the theater play O bailado do Deus morto and the ballet A cangaceira explore the visible and legible on the costumes. They deal with the symbolic character of the clothes, the materialization of the soul and the memory of the body as well as the gender bending messages the costumes carry. Finally, the artist’s essay A importância da cauda – A comichão filogenética presents the wearing of the outfit as an organ of the body. The study aims at linking Flavio de Carvalho’s theory and praxis wherein wearables, or fashion, develop as a dialectic relationship between the artist, art history and its entwining with human behavior and its social, political and cultural relations.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8511
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