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Título: Aquarelas : a linguagem das cores em Fayga Ostrower
Autor(es): Silva, Wanessa Cordeiro da
Orientador: Costa, Ricardo Luiz Silveira da
Data do documento: 15-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi analisar as aquarelas produzidas por Fayga Ostrower no final da década de 1990. Nessa técnica, a artista fez uso da liberdade dos gestos e das formas. A problemática que permeou este estudo foi entender de que maneira a teoria da cor pode ser conferida em sua produção plástica e acadêmica. Para tal, apresenta-se a hipótese de que Ostrower conseguiu unir sua vasta produção teórica a sua produção artística. Nesse sentido, existem aspectos concomitantes entre sua teoria e sua prática. Para a investigação foram utilizados livros escritos pela própria artista e a análise de textos de especialistas que debatem questões a respeito tanto da obra plástica quanto escrita de Ostrower. Também foram consideradas entrevistas publicadas em jornais e revistas que continham depoimentos da artista, além de textos escritos por críticos e publicados em catálogos das exposições realizadas por ela. Por fim, foram abordadas questões que permeiam o processo de criação, o despertar da percepção visual e a psique humana, por tratarem da essência de suas obras
The main objective of this study was to analyze the watercolors produced by Fayga Ostrower at the end of 1990’s. In her art technic, the artist made use of freedom of gestures and shapes. The issue that has permeated this study was to understand how color theory can be checked in her plastic and academic production. To this end, we present the hypothesis that Ostrower managed to unite their vast theoretical production to her artistic production. In this way, there are concomitant aspects of her theory and practice. For the investigation, we used books written by the own artist as analyzing texts of experts that debates matters on the plastic work as Ostrower’s writing also. It was likewise considered published artist’s interviews on newspapers and magazines, as well as texts written by critics that were published on catalogs of her exhibitions. Finally, matters that permeate the creation process were addressed, the awakening of visual perception and the human psyche, for treating the essence of her works
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8512
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