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Título: Pedagogia da alternância no Proeja: percursos e práxis em campi de institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Autor(es): Oliveira, Iraldirene Ricardo de
Orientador: Oliveira, Edna Castro de
Data do documento: 12-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Analisa a possibilidade de efetivação da formação em alternância nos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), tendo como foco as experiências vivenciadas pelos Institutos Federais (IFs) Baiano e do Pará, nos campi Santa Inês e Castanhal, respectivamente. Identifica os caminhos trilhados na concepção das propostas, na sua implantação e gestão. É um estudo de caso de cunho qualitativo que, no adentramento no campo de pesquisa, foi desenvolvido com a utilização de entrevistas, questionários, roda de conversa, observação do Tempo Comunidade e análise documental. Analisa os dados a partir da dialética-dialógica de Paulo Freire, na qual o diálogo e a conscientização são categorias centrais. Toma como base teórica autores e parte da produção científica no âmbito da Educação do Campo, da Educação Popular, da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos. Destaca e argumenta acerca de fatores que requerem a intervenção dos envolvidos no ensino e aprendizagem de processos formativos pautados na Pedagogia da Alternância (PA). Observa, quanto ao campus Santa Inês, a necessidade de aprofundamento acerca dos campos que interagem na oferta do Proeja a partir da formação em alternância, bem como a concepção e organização de um currículo apropriado a essa proposta de oferta. Reconhece a experiência do campus Castanhal em relação a esse tipo de formação e o esforço para o atendimento às comunidades da forma como é pensado e organizado o percurso formativo e a síntese do desenho metodológico proposto. Os resultados mostram os desafios e dificuldades enfrentados na construção e na gestão dos cursos, bem como no desenvolvimento da atividade docente, principalmente nas atividades de Tempo Comunidade, e apresenta a impressão dos alternantes e as dificuldades por eles enfrentadas. Indicam também que o estudo alcançou os objetivos propostos e afirma a tese de que a PA pode ser uma opção na oferta do Proeja nos IFs, em especial para aqueles que atuam no setor agropecuário, dada a possibilidade de diálogo entre os diferentes tempos e espaços, o que requer a construção de estratégias e a utilização de instrumentos pedagógicos que permitam a integração desses tempos e espaços a partir do que é vivenciado pelos alternantes e a intervenção na realidade
This research analyses the possibility of effectuation of the formation in alternation in the classes of the National Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the Modality of Education of Young persons and Adults (Proeja), focusing on the experiences of the Federal Institutes (IF) of Bahia and Pará, in the Santa Inês and Castanhal campuses, respectively. It identifies the path treaded in the conception of the proposals, its implantation and management. This is a case study of qualitative nature that, in the search field, was developed with the use of interviews, questionnaires, conversation circles, observation of the Time Community and documentary analysis. The data were analysed from the perspective of Paulo Freire's dialetic-dialogic, in which the dialog and the awareness are central categories. The theoretical base comprises authors and part of the scientific production in the fields of Rural Education, of the Popular Education, of the Professional Education and of the Education of Young persons and Adults. It emphasizes and argues on the factors in this type of formation and the aspects that require the intervention of the ones involved in the teaching and apprenticeship of formative processes guided by the Pedagogy of Alternation (PA). In relation to the campus Santa Inês, the necessity of a deepening is observed about the fields that interact in the offer of the Proeja from the formation in alternance, as well as the conception and organization of a curriculum suitable for this proposal of offer. It recognizes the experience of the Castanhal campus about this type of formation and the effort to meet the communities in the way it is conceived and organized the training course and the synthesis of the proposed methodological drawing. The results shows the challenges and difficulties faced in the construction and management of classes as well as in the development of teaching activity, especially in Community Time and presents the impression of the alternating ones and the difficulties they faced. It also indicate that the study achieved the proposed objectives and affirms the thesis that the PA may be an option in Proeja offer in the IFs, especially those that act in the agricultural sector by enabling dialogue between the different times and spaces which requires the construction of strategies and the use of pedagogical instruments that allow the integration of these times and spaces from what is experienced by alternating ones and intervention in reality.
En este trabajo se analiza la posibilidad de realización de la formación en alternancia en los cursos del Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la modalidad de educación para jóvenes y adultos (Proeja), centrándose en las experiencias de los Institutos Federales (IF) Baiano y Pará, en los campi Santa Inês y Castanhal, respectivamente. Identifica los caminos tomados en el diseño de las propuestas, en su implantación y gestión. Es un estudio de caso cualitativo que implica un esfuerzo de inmersión en el campo de la investigación, a través de entrevistas, cuestionarios, rueda de conversación, observación del Tiempo Comunidad y análisis de documentos. Analisa los dados partiendo de la dialética-dialógica de Paulo Freire, en la que el diálogo e la concientización son categorías centrales. Se toma como base teórica autores y parte de la producción científica en diferentes campos: Educación Rural, Educación Popular, Educación Profesional y Educación de Jóvenes y Adultos. Destaca y argumenta acerca de los factores que requieren la intervención de los implicados en la enseñanza y aprendizaje de procesos de formación basados en la Pedagogia de la Alternância (PA). Observa, en el campus Santa Inés, la necesidad de una profundización acerca de los campos que interactúan en la oferta del Proeja desde la formación en alternancia, así como el diseño y la organización de un currículo adecuado a esta propuesta de oferta. Reconoce la experiencia del campus Castanhal en este tipo de formación y el esfuerzo para cumplir con las comunidades en la forma en que se concibe y organiza el camino de formación y la síntesis del diseño metodológico propuesto. Los resultados muestran los desafíos y dificultades existentes en la construcción y gestión de cursos y en el desarrollo de las actividades de enseñanza, sobre todo en las actividades de Tiempo Comunidad y presenta la impresión de los estudiantes y las dificultades que estos enfrentan.También muestran que el estudio alcanzó los objetivos propuestos y afirma la tesis de que la PA puede ser una opción para oferta de Proeja en los IFs, especialmente para los que actúan en el sector agrícola dada la posibilidad de diálogo entre los diferentes tiempos y espacios, lo que requiere la construcción de estrategias y el uso de herramientas pedagógicas que permitan la integración de estos tiempos y espacios partiendo del vivido por los estudiantes y la intervención en la realidad.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8520
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