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dc.contributor.advisorDRAGO, R.
dc.date.accessioned2018-08-01T23:31:10Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T23:31:10Z-
dc.identifier.citationFERRARI, M. G., O SUJEITO COM SÍNDROME DE CHRIST-SIEMENS-TOURAINE OU DISPLASIA ECTODÉRMICA HIPOIDRÓTICA: ADOLESCÊNCIA, CORPOREIDADE E SUBJETIVIDADEpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8530-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleO SUJEITO COM SÍNDROME DE CHRIST-SIEMENS-TOURAINE OU DISPLASIA ECTODÉRMICA HIPOIDRÓTICA: ADOLESCÊNCIA, CORPOREIDADE E SUBJETIVIDADEpor
dc.typedoctoralThesisen
dc.contributor.memberTRUGILHO, S. M.
dc.contributor.memberBECALLI, F. Z.
dc.contributor.memberPINEL, H.
dc.contributor.memberCOELHO, G. R.
dcterms.abstractEsta tese tem por objetivo geral descrever compreensivamente o processo de constituição identitária-subjetiva de um aluno adolescente diagnosticado com a síndrome rara conhecida como Christ-Siemens-Touraine ou Displasia Ectodérmica Hipoidrótica, matriculado em uma escola federal de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Em relação ao desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por assumir como aporte os pressupostos teórico-filosóficos da abordagem sócio-histórica, com base nas contribuições teóricas de Vigotski, Bakhtin e Merleau-Ponty. A partir da natureza qualitativa, utilizou-se a metodologia Estudo de Caso pela via Fenomenológico-existencial. Os procedimentos para a produção de dados se deram por meio de entrevistas e conversas informais junto ao sujeito central do estudo, seus familiares e pessoas do seu convívio escolar e social; registros autobiográficos e dados coletados por meio de redes sociais e interações online. Considerando as narrativas e os registros, optou-se por apresentar os dados produzidos seguindo a ordem cronológica, uma vez que esses mostravam o processo de constituição identitária-subjetiva do adolescente. A análise dos dados foi realizada a partir do diálogo com os teóricos de base desta tese. Considerando o objetivo central, pôde-se adentrar na trajetória de vida do sujeito e compreender como o olhar de/para o sujeito afeta a constituição subjetiva do ser biopsicossocial e cultural, influenciando na sua autoimagem, autoestima e autoconceito. Além disso, o estudo revelou a necessidade de a escola e de os profissionais que nela trabalham darem visibilidade ao sujeito independentemente das suas condições orgânicas, vislumbrando-o como um ser sócio-histórico-cultural.por
dcterms.creatorFERRARI, M. G.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2017-07-31
dcterms.subjectEDUCAÇÃOpor
dcterms.subjectSÍNDROME DE CHRIST-SIEMENS-TOURAINE OU DISPLASIA Epor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseDoutorado em Educaçãopor
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