Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8533
Título: Entre subidas e descidas : as culturas da infância pelas ladeiras da região da Vila Rubim
Autor(es): Souza, Erika Milena de
Orientador: Araújo, Vânia Carvalho de
Palavras-chave: Culturas Infantis e cidade
Espaços urbanos e crianças
Childhood Cultures and city
Data do documento: 15-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Objetiva-se investigar os diálogos tecidos entre as culturas infantis, as tradições, as condições socioeconômicas e as características culturais nas crianças que vivenciam a Região da Vila Rubim, em Vitória/ES. A pesquisa desenvolve-se com a utilização de duas estratégias metodológicas: um estudo exploratório e um estudo de caso etnográfico, ambos realizados nas ruas e praças da região. O estudo exploratório ocorre na fase inicial da investigação e tem como objetivo desnaturalizar o olhar sobre as diferentes práticas socioespaciais desenvolvidas pelas crianças que transitam na região e desvelar as suas interações no/com o mundo urbano. Tal etapa da pesquisa permite entender que, nas interpretações socioespaciais realizadas pelas crianças, elas inter-relacionam as suas vivências pessoais, as relações sociais que estabelecem com os outros e a própria dimensão física do espaço. Com base nos achados do estudo exploratório, realiza-se o estudo de caso etnográfico, com o propósito de revelar as manifestações das culturas infantis nos espaços comuns da Vila Rubim. Os resultados da investigação apontam que as crianças se apropriam, compartilham e narram criativamente o espaço em que vivem; elas estabelecem formas de sociabilidade que permite o intercâmbio sociocultural entre os diferentes grupos geracionais. Por meio dessas trocas, elas se inserem e (re) constroem as tradições e as memórias culturais presentes nos morros e nas baixadas da região.
We aim to investigate the dialogues woven among children's cultures, such as traditions, socioeconomic conditions and cultural characteristics of children living in the region of Vila Rubim, in Vitória/ES. The research is developed using two methodological strategies: an exploratory study and an ethnographic case study, both carried out in the streets and squares of the region. The exploratory study takes place in the initial phase of the research and aims to denaturalize the look about different socio-spatial practices developed by children who move in the region and reveal their interactions in/with the urban world. The media, social relations and the physical dimensions of space. Such stage of the research, allows understanding that in the socio-spatial interpretations performed by the children, they interrelate their experiences, the social relations they establish with others and the own physical dimension of space. Based on the findings of the exploratory study, an ethnographic case study is carried out in order to reveal the manifestations of children's cultures in the common spaces of Vila Rubim. The results of the investigation indicate that the children appropriate themselves, share and narrate creatively the space in which they live; ways of sociability that allow sociocultural exchange among groups. Through these exchanges, they insert themselves and (re) construct the traditions and cultural memories present on the hills and lowlands of the region.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8533
Aparece nas coleções:PPGE - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_11736_Tese Erika Milena de Souza_versão final.pdf4.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.