Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJESUS, D. M.
dc.date.accessioned2018-08-01T23:31:13Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T23:31:13Z-
dc.identifier.citationVIEIRA, S. A. A., POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPÍRITO SANTO: CARTOGRAFANDO ESPAÇOS LOCAISpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8538-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titlePOLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPÍRITO SANTO: CARTOGRAFANDO ESPAÇOS LOCAISpor
dc.typedoctoralThesisen
dc.contributor.memberSILVA, A. M. C. S.
dc.contributor.memberPRIETO, R. G.
dc.contributor.memberALVES, E. P.
dc.contributor.memberCELIO SOBRINHO, R.
dcterms.abstractEste estudo teve como objetivo cartografar as políticas estaduais de educação especial em ação, compreendendo seus desdobramentos na escolarização de alunos público-alvo da educação especial da rede estadual de ensino no município de Cariacica/ES. A complexidade vivida remete ao diálogo com conceitos trazidos por Boaventura de Sousa Santos como: Sociologia das Ausências, Sociologia das Emergências e o conceito de Tradução, bem como preceitos teórico- metodológicos da cartografia simbólica das representações sociais. Nessa perspectiva, ocorreu a coleta de dados no período de setembro de 2015 a dezembro de 2016, com recolha de documentos produzidos no período de 2007 a 2016 para capturar movimentos em pequena, média e grande escala. O mapa da política em ação se modificava à medida que a pesquisa se aprofundava colocando à mostra vissicitudes locais, regionais e globais. Os estudos de Ball e Mainardes sobre o Ciclo de Políticas colaboram com as análises da política em ação e as articulações locais. A pesquisa destina maior tempo aos desdobramentos de média escala, momento em que foi possível acompanhar as ações da Superintendência Regional de Educação - SRE de Cariacica. Os dados mostram a ampliação do número de sala de recursos multifuncionais, com disponibilidade do Programa Escola Acessível do Governo Federal, e as mudanças ocorridas nas formas organizativas de fazer educação especial nos últimos anos. Esses resultados trazem para a escola o desafio de promover o acesso ao currículo escolar aos alunos público-alvo da educação especial. Apesar de a legislação atual dar ênfase à inclusão desses alunos na escola comum, percebe-se que há fragilidades nas políticas instituídas de apoio à escolarização, qualificação de profissionais e nas formas de atendimento, como também há descompasso entre as políticas educacionais da educação especial estabelecidas pelos documentos e aquelas praticadas nas escolas comuns. As políticas educacionais constituem-se em um campo em permanente construção e expansão. Nas questões educacionais que emergem no trabalho, foi possível identificar, como potência no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, ações formativas realizadas pela equipe de educação especial da Superintendência Regional de Educação de Cariacica, voltadas para os educadores. A pesquisa discorre sobre as questões admimistrativas que têm relação direta com a atuação do professor especializado, o assessoramento realizado pela equipe da Superintendencia Regional de Educação de Cariacica, a colaboração entre os professores no espaço escolar, a concepção e o envolvimento dos educadores com as questões da inclusão, as ações intersetoriais, a relação com as famílias. Entende que, ao desvelar as fragilidades da política em ação, é que estas, aos poucos, dão lugar a novos fazeres. Esse movimento apresenta-se como um transitar de ideias que favorece a perspectiva de uma escola mais democrática.por
dcterms.creatorVIEIRA, S. A. A.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2018-01-29
dcterms.subjectPolítica educacionalpor
dcterms.subjectEducação especialpor
dcterms.subjectCartografiapor
dcterms.subjectColabopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseDoutorado em Educaçãopor
Aparece nas coleções:PPGE - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12090_SÔNIA APARECIDA ALVARENGA VIEIRA.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.