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Título: IMAGENS Didáticas para a Licenciatura em Artes Visuais-ead: Mediações e Contradições
Autor(es): LINS, A. C.
Orientador: Gerda Margit Schutz Foerste
Palavras-chave: Contradição
Didática
Ensino à distância
Imagem
Mediação
Data do documento: 25-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LINS, A. C., IMAGENS Didáticas para a Licenciatura em Artes Visuais-ead: Mediações e Contradições
Resumo: Esta pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), analisa a produção de imagens didáticas no curso de Licenciatura em Artes Visuais - EAD, a partir das categorias de mediação e de contradição. Investiga: quais são categorias mediadoras emergem no campo da produção de material didático, na modalidade EAD? Como as particularidades do contexto afetam o processo de produção de imagens no material didático? O aporte teórico da investigação centra-se no materialismo histórico-dialético, particularmente nos conceitos de mediação e de contradição fundamentados em de Marx e Engels (1985, 1996, 1998, 2001, 2008), Mészáros (2006), Konder (1998), Smolka e Nogueira (2002), Lukács (1979), Vigotski (2003), Ciavatta (2004). Objetiva conhecer as mediações e as contradições inerentes ao processo de produção imagética didática, analisando limites e possibilidades de produção de materiais no curso de Artes-EAD. Realiza coleta de dados, em contexto de produção imagética, para o curso de Artes-EAD, em sua 2ª oferta, em as disciplinas do primeiro módulo. Defende a tese de que a imagem didática tem categorias mediadoras próprias que a modificam no processo de produção de material educativo, notadamente na mediação didática. Isso permite estudos sobre contexto produtivo. Os dados analisados foram produzidos durante um ano de observação, análise documental, entrevistas, discussões e acompanhamento da produção dos materiais educativos de seis disciplinas do curso de Artes-EAD. A pesquisa de base qualitativa foi complementada com dados quantitativos. Nas cinco análises feitas as situações observadas explicitam mediações e contradições inerentes ao processo. As análises do contexto estudado mostram contradições do processo, nos quais esses sujeitos estão imbricados em função das estruturas dadas ao ensino e à aprendizagem. Esses estudos analíticos evidenciam as mediações dadas nesse processo particular. Evidencia-se como as condições inerentes, as decisões instanciais e coletivas promovem transformações na produção de imagens didáticas, aferindo-lhes resultados e modos de usos educativos que não foram idealizados inicialmente, potencializando o processo de ensino ou gerando contradições. Três dos estudos analíticos foram feitos a partir da necessidade da Licenciatura em Artes Visuais EAD de utilizar imagens de obras de 8 arte como imagem didática. As pesquisas e análises demonstraram como a obra de arte e a imagem tornaram-se mercadorias reguladas por seus proprietários e pelas legislações nacionais em sua diversidade de formas, bem como demonstrou como as ações processuais dos sujeitos produtores alteram entre a proposta pedagógica inicial idealizada pelo docente e o resultado do produto gerado. Dentro da mesma proposta analítica, outros dois estudos sobre as imagens didáticas foram elaborados a partir de imagens produzidas na UFES por técnicas de animação e de ilustração. Portanto, nos cinco casos, buscou-se demonstrar como e quais categorias de análise mediadoras do processo produtivo transformaram a proposta pedagógica inicial. Os resultados da investigação permitem compreender o que dificulta o acesso à produção de materiais didáticos imagéticos para a educação geral. A pesquisa indica a necessidade de mudanças nos modos de produzir o material didático imagético e na formação de professores da educação a distância.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8548
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