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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Eliza Bartolozzi-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:37:02Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:37:02Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8570-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopen acesseng
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectYouthseng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectSocializationeng
dc.titleExperiências escolares dos jovens no ensino médiopor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc37-
dc.subject.br-rjbnEducação e Estadopor
dc.subject.br-rjbnEnsino médiopor
dc.subject.br-rjbnJuventudepor
dc.subject.br-rjbnSocializaçãopor
dcterms.abstractEsta pesquisa de mestrado integra a linha de pesquisa História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e se desenvolveu no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. O objetivo geral foi investigar o processo de socialização no âmbito escolar de jovens matriculados no ensino médio de uma escola da rede estadual do Espírito Santo. A hipótese orientadora deste estudo é que para os jovens, a escola de ensino médio representa uma oportunidade de mobilidade social porque é a travessia para o trabalho e/ou para o ensino superior. Ao mesmo tempo, essa etapa obrigatória é vivida como uma experiência meramente burocrática com baixa implicação no processo formativo dos jovens enquanto sujeitos éticos e políticos. A estratégia metodológica adotada é o estudo de caso na Escola de Ensino Estadual Fundamental e Médio Clóvis Borges Miguel, localizada no município de Serra. A escolha desta instituição se justifica por ser uma escola tradicional do estado, com significativa importância na rede estadual e reconhecida por ter uma gestão eficiente. Utilizou-se os seguintes procedimentos metodológicos: observação participante, aplicação de questionários, entrevista semiestruturada e rodas de conversa. Este estudo teve como suporte uma abordagem teórica inspirada na sociologia da experiência, pensada pelo sociólogo François Dubet. Os principais resultados sinalizam que, para a maioria dos sujeitos participantes da pesquisa, a escola não tem uma função meramente instrumental de preparação para o mercado de trabalho ou ensino superior. Uma das funções que eles atribuem à instituição é a função de sociabilidade, logo, a escola é um local de encontro com os amigos. Os dados evidenciam que os jovens estabelecem relações significativas com os docentes que impactam de forma positiva no processo de escolarização. Além disso, para eles, a escola tem o papel de proporcionar uma formação humanistica, crítica e cidadã. A hipótese inicial deste estudo não se confirma em sua totalidade, visto que na percepção dos jovens alunos a escola não representa apenas uma oportunidaade de mobilidade social e, ademais, o ensino médio possibilita experiências que impactam de modo positivo o processo formativo desses sujeitospor
dcterms.abstractThis master's research integrates in the research line History, Society, Culture and Education Policy of the Postgraduate Program in Education, at the Federal University of Espirito Santo and developed within the Center for Studies and Research in Educational Policy. The overall objective is to investigate the process of socialization in the school for kids enrolled in high school in a state school of the Espirito Santo. The guiding hypothesis of this study is that for young people, high school is an opportunity for social mobility because it could lead to work and/or a higher education. At the same time, this mandatory step is experienced as a merely bureaucratic experience with little implication in the educational process of youngters as ethical and political subjects. The methodological strategy adopted is the case study at the State Elementary and High School Clovis Borges Miguel in the municipality of Serra. The choice for this institution is justified because it is a traditional school in the state, with significant importance in the state and recognized as having an efficient network management. It was used the following methodological procedures: participant observation, questionnaires, semi-structured interview and conversation circles. This study was supported by a theoretical approach inspired by the sociology of experience, designed by the sociologist François Dubet. The main results indicate that for most of the subjects participating in the research the school is not a purely instrumental function of preparation for the labor market or higher education. One of the functions that they attribute to the institution is sociability function, so the school is also a meeting place with friends. The data show that young people establish meaningful relationships with teachers that impact positively in the learning process. Moreover, for them, the school has the role of providing a humanistic, critical and civil formation. The initial hypothesis of this study is not confirmed in its entirety, since the perception of young students is that the school is not only an opportunity for social mobility, in addition it enables high school experiences that impact positively the formation process of these subjectseng
dcterms.creatorGonçalves, Thalita Matias-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2016-03-15-
dcterms.languageporeng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeOliveira, Alex Jordane de-
dc.contributor.refereeOliveira, Edna Castro de-
dc.contributor.refereeVentorim, Silvana-
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