Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8572
Título: Formação continuada de professores da educação do campo no município de Domingos Martins - ES
Autor(es): Nickel, Mônica
Orientador: Foerste, Erineu
Palavras-chave: Formação continuada
Educação do campo
Parceria
Data do documento: 18-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores, do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE do Centro de Educação- CE da Universidade Federal do Espírito Santo UFES e está vinculada ao Grupo de Pesquisa (CNPQ) Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Investiga como a formação continuada de professores da Educação do Campo, promovida pelo Centro de Pesquisa, contribui para a práxis docente no município de Domingos Martins - ES. Os referenciais teóricos trabalhados discutem dimensões sobre a prática da educação do campo, da formação continuada de professores e sobre parceria (Freire 2005; 2011a e 2011b; Vazquez 2007; Arroyo 1999 e 2007; Candau 2001 e 2003 e Foerste 2005; FUSARI 1988; MARIN 1995). Beneficiou-se de abordagens qualitativas em educação (Lüdke e André: 2006; Fichtner et al 2013). O Estudo de Caso favoreceu os diálogos permanentes com os sujeitos do processo formativo, com utilização de entrevista, análise documental e questionário para a produção dos dados. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a formação continuada de professores do campo constitui-se crescentemente neste Município como uma política pública. É desenvolvida de forma dialética e tem contribuído para promover reflexões e mudanças nas práticas escolares.
This study was developed in the research line Culture, Curriculum and Teacher Training, of the program of Graduate Studies in Education - PPGE - Centre of Education- CE of the Federal University of Espirito Santo - UFES and is linked to the Research Group (CNPQ ) Cultures, Partnerships and Rural Education. Investigates how the continuing education of Rural Education teachers, organized by the Research Centre contributes to the teaching practice in the city of Domingos Martins - ES. The worked theoretical references discuss dimensions of the practice of rural education, continuing education of teachers and about partnership (Freire 2005; 2011a and 2011b; Vazquez 2007; Arroyo 2007; Candau 2001 and 2003 and Foerste 2005). This research benefited from qualitative approaches in education (Lüdke and Andrew, 2006; Fichtner et al 2013). The Case Study favored our dialogue with the subjects of the training process the interview, document analysis and questionnaire for compiling the data. The survey results shows that continuing education of rural teachers currently is constituted in this city as a public policy, is developed dialectically and has contributed to the reflection and change in school practices.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8572
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10013_Dissertação - Mônica Nickel.pdf9.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.