Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8575
Título: A CATARSE MUSICAL NA REEDUCAÇÃO DOS SENTIDOS: FORMAÇÃO, MÚSICA E EDUCAÇÃO EM THEODOR ADORNO E GEORGES SNYDERS
Autor(es): WEIXTER, R. R.
Orientador: LOUREIRO, R.
Palavras-chave: Catarse musical
Formação estético-cultural
Reeducação dos
Data do documento: 15-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: WEIXTER, R. R., A CATARSE MUSICAL NA REEDUCAÇÃO DOS SENTIDOS: FORMAÇÃO, MÚSICA E EDUCAÇÃO EM THEODOR ADORNO E GEORGES SNYDERS
Resumo: Esta pesquisa, de cunho teórico-analítico, busca nos canteiros da filosofia e da edu-cação a interlocução e a tensão entre os fundamentos filosóficos da Teoria Crítica da Sociedade em Theodor Adorno e da Teoria Educacional Crítica em Georges Snyders. Tem como tema as relações entre a educação, a música e a estética e preocupa-se com a potencialidade da categoria catarse musical adorniana como elemento para a formação estético-cultural e reeducação dos sentidos de professores e alunos. A per-gunta-problema que baliza a investigação diz respeito às condições de possibilidades de esse conceito contribuir para a formação estético-cultural de professores e alunos no sentido de favorecer experiências que instiguem a reflexão crítica em direção à Bildung humana. Apresenta a hipótese de que a catarse musical adorniana é parte intrínseca da obra de arte que, em conjunção com outros elementos, tende a produzir um estranhamento no fruidor capaz de realizar uma inflexão em direção à obra e tam-bém um movimento de autorreflexão crítica sobre si mesmo em relação à sociedade. O objetivo desta pesquisa é o de destacar a importância do conceito da catarse ador-niana para a discussão em torno da Bildung em contraposição a Halbbildung, em es-pecial, no que diz respeito a formação estético-cultural. Busca enfatizar, também, às contribuições de Georges Snyders e suas propostas de experiências metodológicas reflexivas de fruição dos elementos constituintes da obra-prima musical. Esta pes-quisa propõe que uma educação crítica, por meio da experiência catártica adorniana das obras de arte musicais em conjunção com as experiências das alegrias da obra-prima musical proposta por Snyders, a ser realizada por professores e alunos, seja capaz de contribuir para, além da reeducação dos sentidos, possibilitar estímulos ao pensamento crítico, a autonomia e a emancipação desses sujeitos. Esta investigação auferiu que a realização, por professores e alunos, do exercício do estranhamento catártico em relação à obra de arte musical na escola pode, além de ampliar o gosto estético-cultural, contribuir com a reeducação dos sentidos e a restituição da capaci-dade de pensamento e reflexão possibilitando um processo consciente e crítico de compreensão da natureza humana não reduzido aos interesses do mercado e alheio aos valores humanos mais caros como a fraternidade, a equidade de direitos e a jus-tiça social.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8575
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10066_Dissertação de Mestrado de Renata Rosa Weixter - A catarse musical na reeducação dos sentidos.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.