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Título: A catarse musical na reeducação dos sentidos: formação, música e educação em Theodor Adorno e Georges Snyders
Autor(es): Weixter, Renata Rosa
Orientador: Loureiro, Robson
Palavras-chave: Catarse musical
Formação estético-cultural
Reeducação dos sentidos
Data do documento: 15-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa, de cunho teórico-analítico, busca nos canteiros da filosofia e da edu-cação a interlocução e a tensão entre os fundamentos filosóficos da Teoria Crítica da Sociedade em Theodor Adorno e da Teoria Educacional Crítica em Georges Snyders. Tem como tema as relações entre a educação, a música e a estética e preocupa-se com a potencialidade da categoria catarse musical adorniana como elemento para a formação estético-cultural e reeducação dos sentidos de professores e alunos. A per-gunta-problema que baliza a investigação diz respeito às condições de possibilidades de esse conceito contribuir para a formação estético-cultural de professores e alunos no sentido de favorecer experiências que instiguem a reflexão crítica em direção à Bildung humana. Apresenta a hipótese de que a catarse musical adorniana é parte intrínseca da obra de arte que, em conjunção com outros elementos, tende a produzir um estranhamento no fruidor capaz de realizar uma inflexão em direção à obra e tam-bém um movimento de autorreflexão crítica sobre si mesmo em relação à sociedade. O objetivo desta pesquisa é o de destacar a importância do conceito da catarse ador-niana para a discussão em torno da Bildung em contraposição a Halbbildung, em es-pecial, no que diz respeito a formação estético-cultural. Busca enfatizar, também, às contribuições de Georges Snyders e suas propostas de experiências metodológicas reflexivas de fruição dos elementos constituintes da obra-prima musical. Esta pes-quisa propõe que uma educação crítica, por meio da experiência catártica adorniana das obras de arte musicais em conjunção com as experiências das alegrias da obra-prima musical proposta por Snyders, a ser realizada por professores e alunos, seja capaz de contribuir para, além da reeducação dos sentidos, possibilitar estímulos ao pensamento crítico, a autonomia e a emancipação desses sujeitos. Esta investigação auferiu que a realização, por professores e alunos, do exercício do estranhamento catártico em relação à obra de arte musical na escola pode, além de ampliar o gosto estético-cultural, contribuir com a reeducação dos sentidos e a restituição da capaci-dade de pensamento e reflexão possibilitando um processo consciente e crítico de compreensão da natureza humana não reduzido aos interesses do mercado e alheio aos valores humanos mais caros como a fraternidade, a equidade de direitos e a justiça social.
This research, theoretical and analytical, search the sites of philosophy and education to dialogue and tension between the philosophical foundations of the Company's Critica Theory in Theodor Adorno and Critical Theory in Educational Georges Snyders. Theme is the relationship between education, music and aesthetics and pre-occupied with the potential of the category Adornian musical catharsis as it ment to the aestheticcultural training and re-education of the senses of teachers and students. The question-problem that goal the investigation concerns the conditions of possibilities for this concept contribute to the aesthetic and cultural formation of pro-teachers and students in order to foster experiences that encourage critical reflection towards the human Bildung. It presents the hypothesis that the musi-cal Adornian catharsis is an intrinsic part of the work of art that, in conjunction with other ele-ments, tends to produce a strangeness in the spectator capable of performing a inflate-nection toward work and also a movement critical self-reflection about himself in relation to society. The objective of this research is to highlight the impor- tance of the concept of catharsis Adornian for discussion of Bildung as opposed to Halbbildung in particular with regard to aestheticcultural training. Search emphasize also the contributions of Georges Snyders and their pro-placed reflective methodological experiences of enjoyment of elements consti-substituents of the musical masterpiece. This research suggests that a critical education, through Adornian cathartic experience of musical art in conjunction with the experiences of the joys of musical masterpiece proposed by Snyders, to be held for teachers and students to be able to contribute to, as well the reeducates tion of the senses, allowing stimuli to critical thinking, autonomy and empowerment of these subjects. This research earned the realization by pro-teachers and students, the exercise of cathartic estrangement in relation to the work of musical art in school can, in addition to expanding the aesthetic-cultural taste, contribute to the re-education of the senses and the repayment capacity thinking and re-bending, enabling a conscious and critical process of understanding of human nature not reduced to market interests and oblivious to the more expensive human values like fraternity, equality of rights and social justice.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8575
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