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Título: Narrativas de professoras de educação infantil : revisitando suas trajetórias pessoais e profissionais em momentos de formação continuada
Autor(es): Rangel, Alexandra Maria Vieira
Orientador: Coelho, Geide Rosa
Palavras-chave: Formação Continuada
Professor de Educação Infantil
Data do documento: 4-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Apresente dissertaçãosepropõe a investigar os processos de formaçãocontinuada em um Centro Municipal de Educação Infantil no municípiode Serrano Estado do Espírito Santo. Teve como objetivo investigar quais as possibilidades de as narrativas deprofessoras de educação infantil potencializar processos formativos.Como objetivos específicos se propôs:a.Analisar osdocumentosoficiais que normatizam a formação continuada;b. Analisarastensões existentes entre os documentos oficiaise as narrativas dasprofessoras daEducação Infantil; c. Identificar,nas narrativas das professoras,os sentidos sobre a formação continuada;d. Analisar os indícios de desenvolvimento profissional das professoras durante o processo formativo. Comoreferencial teórico utilizamosAntônio Nóvoa(1992, 1995, 1998, 1999, 2002, 2006) eFrancisco Imbernón(2011)para nos ajudar nas discussões sobre os processos de formação de professores.Em relação à perspectiva narrativa de pesquisa-formação nos apoiamos em Elizeu Clementino deSouza(2006), e para os debates no campo da educação infantil trouxemosalgumas das contribuições de Sônia Kramer(2007). Assumimos os pressupostos metodológicos da pesquisa narrativa, e utilizamoscomo procedimentos de produção de dadosaentrevistanarrativa, a observação participante eoregistro no diário de campo.Os sujeitos da pesquisa foram vinte a quatro professoras, duas pedagogas e uma diretora.Os resultados sinalizam que as narrativas das professoras se mostram um instrumento fundamentalpara potencializar os processos de formação continuada no interiordo Centro Municipal de Educação Infantil, entretanto identificamos nos documentos que normatizam a formação, uma constante tensão entre a necessidade das professoras e aquiloque é proposto pelasecretaria. Assim o trabalho aponta a necessidade de nas políticas de formação continuada, as professoras serem envolvidas nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de formação e,principalmente,a ampliação dos espaços-tempos de formação continuada tendo as narrativas das professoras e a escola como lócus de formação.
This dissertation proposed research the continuing education processes developed in a Municipal Kindergarten Centre (CMEI, its acronym in Portuguese in the city of Serra) and it had as objective to investigate the possibilities of the narratives of early childhood education teachers enhance educational processes within a Municipal Center for Child Education. As complementary objectives were defined: a. Analyzing municipal documents and documents from the educational institution itself in order to understand how they have configured the formations offered to the teachers of Early Childhood Education; b. Analyze the tensions between the official documents about continuing education in the municipality and the narratives of teachers of early childhood education; c. Identify in the narratives of the teachers their perception on continuing education; d. Analyze clues of professional development of the teachers during the training process. The theoretical assumptions that supported this research work were as follows: Specifically in the field of teacher training, we established dialogues with Nóvoa and Imbernon. In relation to narrative perspective on processes of research-training we used contributions from Souza, and for the debates in the field of early childhood education we use some of Kramer's contributions. The methodological assumptions used were the perspective of narrative research, from Souza, combined with some of the principles of participatory research, from Thiollent. The instruments for data collection were: narrative interviews, participant observation and recording in the field diary. The results indicate that the narratives of the teachers show an extremely important tool to enhance the continuing education processes within the Municipal Center for Early Childhood Education. In relation to the tensions inherent in the normative documents the analysis indicates the need for continued training policy that expresses the needs of continuing education in a better way
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8578
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

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