Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8578
Título: Narrativas de professoras de educação infantil : revisitando suas trajetórias pessoais e profissionais em momentos de formação continuada
Autor(es): Rangel, Alexandra Maria Vieira
Orientador: Coelho, Geide Rosa
Palavras-chave: Formação continuada
Professor de educação infantil
Data do documento: 4-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A presente dissertação se propõe a investigar os processos de formação continuada em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Serra no Estado do Espírito Santo. Teve como objetivo investigar quais as possibilidades de as narrativas de professoras de educação infantil potencializar processos formativos. Como objetivos específicos se propôs: a. Analisar os documentos oficiais que normatizam a formação continuada; b. Analisar as tensões existentes entre os documentos oficiais e as narrativas das professoras da Educação Infantil; c. Identificar, nas narrativas das professoras, os sentidos sobre a formação continuada; d. Analisar os indícios de desenvolvimento profissional das professoras durante o processo formativo. Como referencial teórico utilizamos Antônio Nóvoa (1992, 1995, 1998, 1999, 2002, 2006) e Francisco Imbernón (2011) para nos ajudar nas discussões sobre os processos de formação de professores. Em relação à perspectiva narrativa de pesquisa-formação nos apoiamos em Elizeu Clementino de Souza (2006), e para os debates no campo da educação infantil trouxemos algumas das contribuições de Sônia Kramer (2007). Assumimos os pressupostos metodológicos da pesquisa narrativa, e utilizamos como procedimentos de produção de dados a entrevista narrativa, a observação participante e o registro no diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram vinte a quatro professoras, duas pedagogas e uma diretora. Os resultados sinalizam que as narrativas das professoras se mostram um instrumento fundamental para potencializar os processos de formação continuada no interior do Centro Municipal de Educação Infantil, entretanto identificamos nos documentos que normatizam a formação, uma constante tensão entre a necessidade das professoras e aquilo que é proposto pela secretaria. Assim o trabalho aponta a necessidade de nas políticas de formação continuada, as professoras serem envolvidas nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de formação e, principalmente, a ampliação dos espaçostempos de formação continuada tendo as narrativas das professoras e a escola como lócus de formação.
This dissertation proposed research the continuing education processes developed in a Municipal Kindergarten Centre (CMEI, its acronym in Portuguese in the city of Serra) and it had as objective to investigate the possibilities of the narratives of early childhood education teachers enhance educational processes within a Municipal Center for Child Education. As complementary objectives were defined: a. Analyzing municipal documents and documents from the educational institution itself in order to understand how they have configured the formations offered to the teachers of Early Childhood Education; b. Analyze the tensions between the official documents about continuing education in the municipality and the narratives of teachers of early childhood education; c. Identify in the narratives of the teachers their perception on continuing education; d. Analyze clues of professional development of the teachers during the training process. The theoretical assumptions that supported this research work were as follows: Specifically in the field of teacher training, we established dialogues with Nóvoa and Imbernon. In relation to narrative perspective on processes of research-training we used contributions from Souza, and for the debates in the field of early childhood education we use some of Kramer's contributions. The methodological assumptions used were the perspective of narrative research, from Souza, combined with some of the principles of participatory research, from Thiollent. The instruments for data collection were: narrative interviews, participant observation and recording in the field diary. The results indicate that the narratives of the teachers show an extremely important tool to enhance the continuing education processes within the Municipal Center for Early Childhood Education. In relation to the tensions inherent in the normative documents the analysis indicates the need for continued training policy that expresses the needs of continuing education in a better way.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8578
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10226_dissertação final Ale 20.07.16 PDF PRONTO.pdf6.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.