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Título: Alfabetização de jovens e adultos no CEEJA-VI- ES : um estudo das concepções de linguagem/língua e alfabetização (final da década de 1980 a 2003)
Autor(es): Campos, Rosiane Sudré
Orientador: Schwartz, Cleonara Maria
Palavras-chave: Linguagem
Língua
Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Vitória
Data do documento: 25-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação integra um conjunto de estudos da linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo. Particularmente está associada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales). Com base nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin (2003, 2006) e de Paulo Freire (1979, 1980, 2003a, 2003 b, 2005), a pesquisa teve como objetivo central investigar as concepções de linguagem, língua e alfabetização que fundamentaram o trabalho de alfabetização, no Ceeja-VI, no período final da década de 1980 a 2003. Como metodologia, desenvolveu-se um estudo de caso de caráter qualitativo, por meio de análise documental. O lócus da pesquisa foi o Ceeja de Vitória/ES. Como procedimento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista com cinco profissionais: o diretor e a pedagoga da época da constituição dos atendimentos dos alunos analfabetos, a professora responsável pela produção dos materiais e duas professoras, uma que atuou no final da década de 1980 e outra que trabalhou até o ano de 2003. A análise dos materiais empregados na classe de alfabetização do Ceeja-VI, utilizou noções conceituais de enunciação, interação verbal de Bakhtin (2003, 2006) e dialogismo, verbosidade alienada e alienante de Freire (1979, 2005). A investigação buscou compreender o trabalho de alfabetização de jovens e adultos realizados no Ceeja-VI, no período enfocado pela pesquisa, a partir de fontes documentais, como normatizações e dispositivos pedagógicos utilizados por essa unidade e as vinculações entre essas concepções e as tendências teóricas e metodológicas no campo da alfabetização .Os resultados da pesquisa permitiram conhecer as concepções de linguagem, língua e alfabetização, materializadas nos aportes didáticos utilizados no Ceeja-VI, do final da década de 1980 a 2003.
This thesis integrates an entirety of studies in the line of Education Research and Graduate Program Languages of the Federal University of Espirito Santo. Specifically it is associated with the Center of Studies and Research in Literacy, Reading and Writing of Espirito Santo (Nepalese). Based on the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin (2003, 2006) and Paulo Freire (1979, 1980, 2003a, 2003 b, 2005), the research was mainly aimed to investigate the concepts of language and literacy that supported the literacy work at Ceeja-VI from the end of the 1980s until 2003. The methodology applied in this research was the development of a qualitative case study, through documental analysis. The locus of the research was the Ceeja, located in Vitória - ES. In order to collect the desired data an interview took place with five professionals: the director and the pedagogue in office at the time of the establishment of classes for illiterate students, the teacher responsible for the production of the materials, and two teachers, one who taught in the late 1980s and the other who worked until the year 2003. Conceptual notions of "enunciation", "verbal interaction" from Bakhtin (2003, 2006) and "dialogic", "verbosity alienated and alienating" from Freire (1979, 2005) were used in the analysis of the materials utilized in the literacy work held at Ceeja-VI. The study aimed to understand the process of young adults and adults literacy conducted at Ceeja-VI during the timeframe addressed in this research and having as source documents such as norms and pedagogical devices used by that unit and the links between these concepts and the theoretical trends and methodology in the field of literacy. The results of this research led to the knowledge of concepts in language and literacy, materialized in educational inputs used in the Ceeja-VI, from the end of the 1980s to the year of 2003.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8579
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