Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8579
Título: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEEJA-VI - ES: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM/LÍNGUA E ALFABETIZAÇÃO (FINAL DA DÉCADA DE 1980 A 2003)
Autor(es): CAMPOS, R. S.
Orientador: SCHWARTZ, C. M.
Palavras-chave: Linguagem
Língua
Alfabetização
Centro Estadual de Educaçã
Data do documento: 25-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CAMPOS, R. S., ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEEJA-VI - ES: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM/LÍNGUA E ALFABETIZAÇÃO (FINAL DA DÉCADA DE 1980 A 2003)
Resumo: Esta dissertação integra um conjunto de estudos da linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo. Particularmente está associada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales). Com base nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin (2003, 2006) e de Paulo Freire (1979, 1980, 2003a, 2003 b, 2005), a pesquisa teve como objetivo central investigar as concepções de linguagem, língua e alfabetização que fundamentaram o trabalho de alfabetização, no Ceeja-VI, no período final da década de 1980 a 2003. Como metodologia, desenvolveu-se um estudo de caso de caráter qualitativo, por meio de análise documental. O lócus da pesquisa foi o Ceeja de Vitória/ES. Como procedimento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista com cinco profissionais: o diretor e a pedagoga da época da constituição dos atendimentos dos alunos analfabetos, a professora responsável pela produção dos materiais e duas professoras, uma que atuou no final da década de 1980 e outra que trabalhou até o ano de 2003. A análise dos materiais empregados na classe de alfabetização do Ceeja-VI, utilizou noções conceituais de enunciação, interação verbal de Bakhtin (2003, 2006) e dialogismo, verbosidade alienada e alienante de Freire (1979, 2005). A investigação buscou compreender o trabalho de alfabetização de jovens e adultos realizados no Ceeja-VI, no período enfocado pela pesquisa, a partir de fontes documentais, como normatizações e dispositivos pedagógicos utilizados por essa unidade e as vinculações entre essas concepções e as tendências teóricas e metodológicas no campo da alfabetização .Os resultados da pesquisa permitiram conhecer as concepções de linguagem, língua e alfabetização, materializadas nos aportes didáticos utilizados no Ceeja-VI, do final da década de 1980 a 2003.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8579
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10248_Dissertação - Rosiane Sudré Campos.pdf3.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.