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Título: Inglês, tecnologia e internacionalização da educação superior : evidências e reflexões a partir da análise de MOOCs
Autor(es): Tyler, Jhamille Roberts
Orientador: Finardi, Kyria Rebeca Neiva de Lima
Palavras-chave: MOOCs
Teoria da modificabilidade estrutural cognitiva
Internacionalização
Interação humano-computador
Data do documento: 15-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo visa refletir sobre a interligação entre o papel da língua inglesa e da tecnologia digital no processo de internacionalização do ensino superior e a construção de capital social por meio do acesso à informação e educação online. O estudo é baseado no pressuposto de que tanto a internet quanto o inglês são veículos para a inclusão social e acesso à informação e educação on-line e que o acesso à informação pode ser usado para fomentar o desenvolvimento de uma cidadania global e do capital social. Finardi e Tyler (2015) analisaram o papel do inglês nos Cursos On-line Abertos Dirigidos a um Público Amplo (em inglês: Massive Open Online Courses – MOOCs) concluindo que os MOOCs representam uma ferramenta importante para a socialização da educação, promovendo o desenvolvimento social e impulsionando a internacionalização da educação, ainda que a grande parte desses cursos esteja disponível apenas em inglês. Partindo das conclusões de Finardi e Tyler (2015), esta pesquisa entende que em países como o Brasil, o conhecimento do inglês é necessário para ampliar o acesso à maior parte das vantagens proporcionadas pelos MOOCs. Assim, com base na teoria Sociocultural de Vygotsky, no uso de abordagens híbridas, e na teoria da Interação Humano-Computador e da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, esta dissertação elaborou uma matriz de avaliação do potencial de adaptabilidade dos MOOCs em inglês para usuários que são falantes não nativos desse idioma. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo e também se insere na perspectiva da metodologia de desenvolvimento e se apresenta em duas fases: a análise de necessidades que se caracteriza pela revisão de literatura com dados coletados a partir de um levantamento bibliográfico para formação do corpus, e a elaboração de uma matriz para avaliar o potencial de adaptabilidade de MOOCs com base em critérios pedagógicos, ergonômicos e linguísticos.
This study aims to reflect on the interconnection between the roles of English language and digital technology in the process of internationalization of higher education and the construction of social capital through access to information and online education. The study is based on the assumption that both the internet and English language are vehicles for social inclusion and access to information and online education, and that access to information can be used to foster the development of global citizenship and social capital. Finardi and Tyler (2015) analyzed the role of English in Massive Open Online Courses (MOOCs) concluding that MOOCs represent a relevant tool for the socialization of education, promoting social development and fostering the internationalization of education, although most of these courses are available in English only. Based on the conclusions of Finardi and Tyler (2015), this research endeavour understands that in countries such as Brazil, knowledge of the English language is required to increase access to most of the advantages provided by MOOCs. Thus, based on Vygotsky's sociocultural theory, on the use of hybrid approaches on the theories of Human-Computer Interaction and Structural Cognitive Modifiability, this study elaborated a matrix for assessing the potential adaptability of MOOCs in English for users who are non-native speakers of that language. The methodology of this study is qualitative and also fits into the category of design methodology, and is organized into two phases: a needs analysis with data collected from a literature review to form a corpus for analysis, and the design of a matrix to analyze the potential adaptability of MOOCs in relation to educational, ergonomic and linguistic criteria.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8580
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