Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8581
Título: Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental: documentos oficiais e discursos docentes do município de Serra/ES
Autor(es): Vieira, Lorena Bezerra
Orientador: Salgueiro, Maria Amélia Dalvi
Palavras-chave: Educação literária
Literary education
Discurso docente
Data do documento: 20-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho discute possibilidades de (re)conhecer o lugar da literatura nos primeiros anos do ensino fundamental, realizando um diálogo com docentes atuantes nessa etapa de ensino, concomitantemente a uma análise de documentos oficiais especificamente no que se refere às orientações direcionadas à literatura na escola e os desdobramentos disso na educação literária, institucionalizada, formalizada. Como parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação, o objetivo dessa pesquisa é identificar como a literatura aparece nos documentos oficiais e currículos e de que modo(s) os docentes dialogam com esses discursos oficiais. Em diálogo com Candido, Bakhtin, Chartier e Leahy-Dios o trabalho parte de um levantamento teórico-bibliográfico que revisita as abordagens de educação literária, a partir da necessidade de ressignificar as concepções de literatura, refletir sobre as relações entre literatura e educação, os objetivos e estratégias dessa parceria nas instituições escolares; e uma pesquisa de campo a partir de questionários e entrevistas com docentes atuantes no município de Serra-ES em torno das concepções de literatura, documentos oficiais e formação do professor-leitor. Conclui por meio dos estudos realizados que documentos oficiais e discursos docentes são construções com marcas históricas e sociais e, portanto, a educação literária pode ter origem nas práticas pedagógicas de leitura e formação de leitores, mas precisa ser embasada em políticas públicas que reconheçam o caráter da literatura como experiência estética, caracterizem a leitura literária como prática social, reforcem o potencial emancipatório do texto literário e, por fim, democratizem o acesso à leitura literária.
This paper discusses possibilities of (re)cognize literature's place in the early years of elementary school, conducting a dialogue with active teachers in that educational stage, alongside an analysis of official documents specifically in what regards to the orientation about literature at school and its ramifications in literary education, institutionalized, formalized. As part of the Graduate Program in Education at the Federal University of Espirito Santo and the research group Literature and Education, this research's goal is to identify how literature appears in the official documents and schools curricula and how those official speeches dialogue with teachers. Interacting with Candido, Bakhtin, Chartier and Leahy-Dios this work starts with a theoretical research that revisits literary education approaches, knowing that there's a need to reframe literature's conceptions, reflect about the relationship between literature and education, its goals and strategies in schools; and a field research using questionnaires and interviews with active teachers in Serra-ES about literature's conception, official documents and teacher-training reader. I've concluded, throughout studies, that official documents and educational speeches are constructions with historical and social traces and, therefore, literary education may originate in the pedagogical practices of reading and reader formation, but it needs to be grounded in public policies that recognize literature's character as aesthetic experience, that characterize literary reading as a social practice, that reinforce a literary text's emancipatory potential and, finally, that democratize access to literary reading.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8581
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10354_Dissertação Lorena Vieira - Educação PPGE 2016.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.